A Academia Imperial de Belas Artes

As Artes na História da Educação Profissional (1826 – 1880)

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DOI :

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13517

Mots-clés :

Academia Imperial de Belas Artes, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Artístico, Ensino Técnico, História da Educação.

Résumé

Este artigo apresenta a história do ensino técnico profissionalizante do século XIX, vinculado à Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) e a sua contribuição na formação dos profissionais que passaram a atuar nas indústrias implantadas no Brasil. O artigo inicia-se apresentando o contexto histórico da primeira metade do século XIX. Posteriormente, discorre-se sobre as demais instituições que se propunham a ministrar cursos profissionalizantes, e principalmente, relatar sobre a relevância da AIBA no processo de desenvolvimento efetivo do ensino técnico profissionalizante no Brasil e sua relação com o ensino de desenho artístico. Com isso, objetiva-se refletir sobre o papel do ensino da arte nesta instituição e, por meio de levantamento histórico e bibliográfico, investigar a associação do ensino artístico, através do desenho, com a AIBA e de que forma a instituição contribuiu para o desenvolvimento cultural do país.

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Bibliographies de l'auteur

Cristiane Maass Wieler, IFPR

Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo IFPR - Campus Curitiba. Licenciada em Arte Educação pela UFPR.

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Références

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Publiée

06/06/2023

Comment citer

WIELER, Cristiane Maass; LEMOS JUNIOR, Wilson. A Academia Imperial de Belas Artes: As Artes na História da Educação Profissional (1826 – 1880). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13517, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13517. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13517. Acesso em: 28 août. 2025.

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