ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11194

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Pós-graduação lato sensu.

Resumo

O Instituto Federal do Paraná é uma instituição voltada para a formação em educação profissional e tecnológica, porém a capacitação de professores é uma preocupação constante. No final de 2013, o Campus Curitiba aprovou o curso lato sensu em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em prol de auxiliar na capacitação de professores que atuam ou desejam atuar na área. Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência desta especialização nos primeiros seis anos de funcionamento do curso (2014 a 2019). Por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo, o estudou se debruçou sobre: i) organização do curso, por meio de estudo de seu Projeto Pedagógico; ii) análise das temáticas desenvolvidas nos TCC entre 2014 a 2019. Como resultados temos: a) o curso se organizou de modo a contemplar diversas temáticas relacionadas a educação profissional e tecnológica de nível médio; b) o curso passou por modificações do corpo docente, devido principalmente aos afastamentos, remoções e entrada de servidores no Campus; c) a especialização está na sua sexta turma,  ao todo já certificou um total de 84 especialistas; d) as temáticas mais pesquisadas em seus TCC são  conhecimentos técnicos, histórico de cursos e instituições de ensino, egressos, mundo do trabalho, prática docente, organização curricular e temas específicos relacionados com a educação profissional técnica. Por fim, destaca-se que o curso vem cumprindo seu papel no instituto, sendo uma especialização já consolidada no cenário educacional da região.

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Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Leandro Rafael Pinto, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Geografia pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Referências

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

LEMOS JUNIOR, W.; PINTO, L. R. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11194, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11194. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11194. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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