O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MANAUS DIANTE DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3472

Palavras-chave:

EJA, formação docente, concepção metodológica.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o percurso formativo dos professores que atuam na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a partir do ano de 2014. Seguindo as características da pesquisa exploratória foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e coleta de dados referentes ao ano letivo de 2014 e 2015, junto aos departamentos de estatística da SEMED para levantamento da oferta da EJA e sobre o processo de formação dos docentes no município. O projeto intitulado “Gestão do ensino noturno: desafios e perspectivas de aprendizagens” teve a perspectiva de capacitar 871 professores, cuja concepção teórica busca articular metodologias que privilegiam a troca de saberes e reflexões a partir da valorização das experiências de aprendizagens a serem construídas. Diante dos desafios da educação brasileira, o projeto de formação docente para atender verdadeiramente as perspectivas da EJA, deve ser pautado numa dimensão emancipadora do aluno levando em consideração os ritmos diferenciados de aprendizagem (na esfera individual e coletiva), as características pessoais e profissionais, bem como o desenvolvimento de métodos diversificados que permitam partir de problemáticas da realidade vivenciada por alunos e professores.

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Biografia do Autor

Andréia Paula Ferreira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Coordenação Pedagógica (2014) ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico na Linha de Pesquisa e atua como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; OLIVEIRA, Gerilúcia Nascimento de. O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MANAUS DIANTE DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 75–85, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3472. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3472. Acesso em: 25 abr. 2024.

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