O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MANAUS DIANTE DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Andréia Paula Ferreira de Araújo, Gerilúcia Nascimento de Oliveira

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar o percurso formativo dos professores que atuam na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a partir do ano de 2014. Seguindo as características da pesquisa exploratória foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e coleta de dados referentes ao ano letivo de 2014 e 2015, junto aos departamentos de estatística da SEMED para levantamento da oferta da EJA e sobre o processo de formação dos docentes no município. O projeto intitulado “Gestão do ensino noturno: desafios e perspectivas de aprendizagens” teve a perspectiva de capacitar 871 professores, cuja concepção teórica busca articular metodologias que privilegiam a troca de saberes e reflexões a partir da valorização das experiências de aprendizagens a serem construídas. Diante dos desafios da educação brasileira, o projeto de formação docente para atender verdadeiramente as perspectivas da EJA, deve ser pautado numa dimensão emancipadora do aluno levando em consideração os ritmos diferenciados de aprendizagem (na esfera individual e coletiva), as características pessoais e profissionais, bem como o desenvolvimento de métodos diversificados que permitam partir de problemáticas da realidade vivenciada por alunos e professores.


Palavras-chave


EJA; formação docente; concepção metodológica.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 9394 de 20 dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 027833, col. 1, 23 dez. 1996.

__________. Parecer CNE/CEB Nº 11, de 10/05/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

__________. Resolução CNE/CEB Nº 01, de 05/07/2000.

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

_________. Resolução CNE/CEB Nº 03, de 15/06/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA.

_________. Resolução CNE/CEB Nº 04, de 15/06/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

_________. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília. 2000.

_________. Ministério da Educação. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. Volume 1. Brasília, 2002.

DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em: http://goo.gl/xfXs0. Acesso em 16 de outubro de 2015.

FAUSTO, Bóris. História do Brasil. 6.ed. São Paulo : Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: 30 ed. Paz e Terra, 2004.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Discutindo a formação e o desenvolvimento profissional docente: a trajetória de uma pesquisa. Disponível em: http://goo.gl/2nF3Sd. Acesso em 22 de março de 2015.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular para o 1º Segmento, de Educação de Jovens e Adultos. Manaus 2010.

MANAUS. Resolução CME Nº 04, de 22/04/2010. Aprova a Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos – 1º Segmento, para as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

_________. Resolução CME Nº 07, de 15/09/2011. Normas para Operacionalização da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Manaus.

PRODANOV, Cleber Cristiano e FREITAS. Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto Silva. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais. 18ª Ed. São Paulo: ATLAS, 2008.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: