O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MANAUS DIANTE DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3472Palavras-chave:
EJA, formação docente, concepção metodológica.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o percurso formativo dos professores que atuam na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a partir do ano de 2014. Seguindo as características da pesquisa exploratória foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e coleta de dados referentes ao ano letivo de 2014 e 2015, junto aos departamentos de estatística da SEMED para levantamento da oferta da EJA e sobre o processo de formação dos docentes no município. O projeto intitulado “Gestão do ensino noturno: desafios e perspectivas de aprendizagens” teve a perspectiva de capacitar 871 professores, cuja concepção teórica busca articular metodologias que privilegiam a troca de saberes e reflexões a partir da valorização das experiências de aprendizagens a serem construídas. Diante dos desafios da educação brasileira, o projeto de formação docente para atender verdadeiramente as perspectivas da EJA, deve ser pautado numa dimensão emancipadora do aluno levando em consideração os ritmos diferenciados de aprendizagem (na esfera individual e coletiva), as características pessoais e profissionais, bem como o desenvolvimento de métodos diversificados que permitam partir de problemáticas da realidade vivenciada por alunos e professores.
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