FORMAR-SE PARA ENSINAR: experiência de um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4679Palavras-chave:
Formação de Professores para EPT, Formação Pedagógica, Saber Docente, Trabalho Docente, Educação Profissional.Resumo
Este artigo compreende parte de trabalho de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógica, dos professores não licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade, sendo necessário, para tanto, oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Downloads
Referências
AGUIAR, O.R.B.P; FERREIRA, M.S. Ciclo de estudos reflexivos: uma estratégia de desenvolvimento profissional docente. In: Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
ARAUJO, R.M.L. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. In: Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.17, p 53-63, mai/ago.2008.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº6 de 20 de setembro de 2012.
DIAS, D. S. D e ARANHA, A. V. S. Trabalho docente: desafios à produção de saberes no contexto da inclusão social escolar. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte. V.12, n.3, p.46-49, set/dez, 2007.
DORIGON, T.C. e ROMANOWSKI, J.P. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n.5, p. 8-22, jan/jul 2008.
GARIGLIO, J.A e BURNIER, S. Saberes da Docência na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.28, n 01, p. 211-236, mar/2013.
GOMES, H. M. Formando Professores para a Educação Profissional. 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/t086.pdf
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAHE, E. D, et al. Políticas Curriculares para a Formação de Professores: a ampliação da docência e a redução do tempo. IX ANPED Sul. 2012. p.1-15.
LEITE, Y. U. F ; GHEDIN, E.; ALMEIDA, M.I. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2008.
LÜDKE, M. e BOING, L.A. O trabalho docente nas páginas de Educação e Sociedade em seus (quase) 100 números. Educação&Sociedade, vol.28, nº 100, out/2007.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais Inovadores na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da educação Profissional e Tecnológica. v.1. 2008. pp.8-22.
______. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. pp.67-82. – (Coleção Educação Superior em Debate; v. 8)
MOURA, D.H. A formação de docentes para educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, 2008.
NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. Aveiro, Portugal, 1991. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758
NUNES, C.M.F. Saberes Docentes e Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº74,abril/2001.
PASSOS, S.R.M.M.S; NOVICKI,V. Formação de Professores para a Educação Profissional: desafios atuais. Eixo 4: Política e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. 2013. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/SaraRozindaMartinsMoura-ComunicacaoOral-int.pdf
PEREIRA, L.A.C. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da educação profissional e tecnológica. In: Fórum de Educação Profissional (Anais), 2004.
PIMENTA. S.G (Org.). Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012. pp.13-38.
TARDIF, M. e LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.