USO DO SCRATCH NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO TECNOLÓGICO/IFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3473

Palavras-chave:

formação docente, ensino profissional, recursos tecnológicos, linguagem de programação.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos tecnológicos na formação de professores para a educação profissional a partir dos resultados de atividades de ensino envolvendo a linguagem de programação Scratch, vivenciada no contexto da disciplina Ensino e TICs do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, cursada no 2º Semestre do ano de 2014. A atividade seguiu uma abordagem qualitativa e o uso da técnica de revisão bibliográfica. A construção de atividades de ensino e aprendizagem a partir da linguagem de programação Scratch proporcionou trocas relevantes de saberes docentes entre os mestrandos, considerando o exercício da pesquisa, sendo evidente a complexidade de integração dos recursos tecnológicos para o ensino, que exige do educador disposição e habilidade para o uso pedagógico, sendo uma direção e uma possibilidade de inovação para o exercício da docência no ensino técnico e tecnológico.

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Biografia do Autor

Andréia Paula Ferreira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Coordenação Pedagógica (2014) ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico na Linha de Pesquisa e atua como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Pricila Rodrigues de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; SOUZA, Pricila Rodrigues de; SILVA, Jando Abraão de Miranda. USO DO SCRATCH NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO TECNOLÓGICO/IFAM. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 125–136, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3473. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3473. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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