NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7280

Palavras-chave:

Necessidades Formativas, Desenvolvimento profissional docente, Institutos Federais

Resumo

A criação dos Institutos Federais (IFs) a partir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11.892/08) apresenta novas configurações para o ensino nessas instituições, demandando a contratação de novos professores para atender a todos os campi dos trinta e oito IFs existentes nos diferentes estados brasileiros. O número de professores ingressantes nessas instituições é expressivo e sua inserção nessa realidade apresenta diferentes desafios, considerando que uma especificidade da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e na educação superior está relacionada ao perfil dos docentes: embora possuam ampla formação em sua área específica de conhecimentos em nível de pós-graduação, um número significativo de professores não possui formação para o magistério. Esse fato coloca para estas instituições a necessidade de desenvolver programas voltados para o desenvolvimento profissional docente que abordem as especificidades do processo de ensino, condizentes com essa realidade, tendo como base os desafios enfrentados pelos professores no período de inserção na docência e durante a trajetória profissional. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida no IFMG Campus Ouro Preto, que buscou identificar as necessidades formativas dos professores iniciantes nessa modalidade de ensino, de forma a subsidiar a elaboração de desenvolvimento profissional docente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores ingressantes na instituição a partir de 2009 e a metodologia utilizada foi de cunho quantitativo e qualitativo.  Os resultados possibilitaram a identificação das necessidades formativas dos docentes e apontaram indicadores para a elaboração de um programa de desenvolvimento profissional docente para a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto

Licenciada em Pedagogia, Doutora em Educação

Pedagoga no IFMG Campus Ouro Preto

Coordenadora de Pós-graduação - Diretoria de Pesquisa, inovação, Pós-graduação e Extensão.

Referências

ANDRÉ, M. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, DF, Liber Livro Editora, 2005. Série Pesquisa, vol. 13.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e da outras providencias. Brasília, 2008b. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em 08 mar. 2018.

CONCEIÇÃO, J. S. da. A Docência no Ensino Superior e a Expansão Universitária: tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante. 2015, 92f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação. UFOP, Mariana, MG, 2015.

FIORENTINI, D; CRECCI, V. (2013). Desenvolvimento Profissional docente: Um Termo Guarda Chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 11-23, jan/jun. 2013. Disponível em: < http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br > acesso em 24 mar. 2018.

GALINDO, C. e INFORSATO, E. Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas. In: INTERACÇÕES, vol 4, n. 9. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/361/316. Acesso em 10 mar. 2018.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Narciso. Lisboa, Porto Editora, 1999.

HERNECK, H. R. Analisando contribuições de uma política educacional de formação continuada para a aprendizagem da docência – o caso do PROCAP. Dissertação (Mestrado) 2002. Programa de Pós-graduação em Educação, UFSCAR, São Carlos, SP, 2002.

HOBOLD, M. S e GIORDAN, M. Z. Necessidades formativas dos professores iniciantes da rede municipal pública de ensino. In: X Reunião Anual ANPEd, Florianópolis, 2014.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a Incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, E. F. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. 2013. Disponível em <http://www.anped.org.br/ Acesso em: 19 mar de 2018.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/revista%208%20PT%20COMPL.pdf >. Acesso em: 19 mar. 2018.

MELLO, Irene Cristina de. (Org.). A formação docente para o Ensino Superior. 1ed. Cuiabá: Editora Sustentável, 2016, v. 1, p. 90-103.

PIRES, F. T. O saber docente que orienta a atuação didática de professores que ministram as disciplinas técnicas na educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado). 2015, 206f. Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, CEFET MG, Belo Horizonte, 2015.

POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2 ed. 2010.

RODRIGUES, Maria Ângela Perpétua. Análise de práticas e necessidades de formação. Lisboa, 2006.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Desafios da Formação de Professores Iniciantes. Páginas de Educación, v. 6, p. 75?88, 2013.

SANTIAGO, R. V. O trabalho docente no ensino básico, técnico e tecnológico: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. 2015, 179 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação, UFV, Viçosa, MG, 2015.

SANTOS, L. L. C. P. A Implementação de Políticas Públicas do Banco Mundial para a Formação Docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 111, p. 173-182, dez. 2000.

SILVA, C. J. R. (org.) Institutos Federais: Lei nº 11892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Editora IFRN, Brasília, DF, 2009.

Downloads

Publicado

25/11/2018

Como Citar

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7280, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7280. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7280. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.