Dez anos de pesquisas sobre os Institutos Federais um mapeamento da produção científica

um mapeamento da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15973

Palavras-chave:

Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica, mapeamento, produção acadêmica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar e mapear uma década de produção científica sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na área de educação. O recorte temporal foi o período de 2009 a 2018. A metodologia do estudo envolveu a coleta de dados no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como a análise das temáticas pesquisadas nessa produção. Os resultados da investigação mostram que uma quantidade expressiva de trabalhos foi desenvolvida nesse período, sendo o maior percentual de pesquisas desenvolvidas na região sudeste do país e nas instituições federais de ensino. O estudo aponta ainda as temáticas mais pesquisadas, bem como as lacunas da produção.

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Biografia do Autor

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS - IFMG CAMPUS OURO PRETO

Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia.

Coordenadora de Pós-graduação no IFMG Campus Ouro Preto

Área de Pesquisa: Docência e formação docente para a Educação profissional e tecnológica

Fabíula Tatiane Pires, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa Docência: Processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas.. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós graduada em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação- docência e supervisão - nos anos iniciais, na educação profissional técnica de nível médio e treinamento de pessoal em empresas. Em 2012 iniciou, como participante, no grupo de pesquisa Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA/ CEFET-MG, neste mesmo ano e instituição, participou como formadora, na docência de adultos, do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST. Integrante do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG), desde 2020.

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho; PIRES, Fabíula Tatiane. Dez anos de pesquisas sobre os Institutos Federais um mapeamento da produção científica: um mapeamento da produção científica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15973, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15973. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15973. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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