Dez anos de pesquisas sobre os Institutos Federais um mapeamento da produção científica
um mapeamento da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15973Palavras-chave:
Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica, mapeamento, produção acadêmicaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar e mapear uma década de produção científica sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na área de educação. O recorte temporal foi o período de 2009 a 2018. A metodologia do estudo envolveu a coleta de dados no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como a análise das temáticas pesquisadas nessa produção. Os resultados da investigação mostram que uma quantidade expressiva de trabalhos foi desenvolvida nesse período, sendo o maior percentual de pesquisas desenvolvidas na região sudeste do país e nas instituições federais de ensino. O estudo aponta ainda as temáticas mais pesquisadas, bem como as lacunas da produção.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em 16/08/2023.
CATÁLOGO de teses e dissertações da CAPES. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acessos em 2020.
CONSELHO Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). 10 anos dos Institutos Federais. Brasília, 2022. Disponível em: https://portal.conif.org.br/publicacoes/livreto-10-anos-dos-institutos-federais. Acesso em 07 ago 2023.
FLACH, Ângela. Formação de professores nos Institutos Federais: estudo sobre a implantação de um curso de licenciatura em um contexto de transição institucional. Tese, Unisinos, 210f., São Leopoldo, 2014. DOI: https://doi.org/10.24936/2177-4986.v5n2.2012.49
OLIVEIRA, Blenda Cavalcante. CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais: uma construção histórica. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, v. 17, nº2, p. 639-661, abril/jun, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865/16936 DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865
Acesso em 07 ago 2023.
SANTOS, Jailson Alves. Política de expansão da RFEPCT: quais as perspectivas para a nova territorialidade e institucionalidade? In: FRIGOTTO (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.
SILVA, Caetana Juracy Rezende. (org.) Institutos Federais: Lei nº 11892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Editora IFRN, Brasília, DF, 2009.
SILVA, Francislene Rosas da. SILVA, Ronegildo de Souza. AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva. AZEVEDO, José Marlo Araújo de. Trabalho docente na Educação Profissional: das escolas de aprendizes artífices aos Institutos Federais e os desafios do ensino verticalizado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v.2, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9769. Acesso em 07 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9769
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.