Dez anos de pesquisas sobre os Institutos Federais um mapeamento da produção científica

um mapeamento da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15973

Palavras-chave:

Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica, mapeamento, produção acadêmica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar e mapear uma década de produção científica sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), na área de educação. O recorte temporal foi o período de 2009 a 2018. A metodologia do estudo envolveu a coleta de dados no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como a análise das temáticas pesquisadas nessa produção. Os resultados da investigação mostram que uma quantidade expressiva de trabalhos foi desenvolvida nesse período, sendo o maior percentual de pesquisas desenvolvidas na região sudeste do país e nas instituições federais de ensino. O estudo aponta ainda as temáticas mais pesquisadas, bem como as lacunas da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS - IFMG CAMPUS OURO PRETO

Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia.

Coordenadora de Pós-graduação no IFMG Campus Ouro Preto

Área de Pesquisa: Docência e formação docente para a Educação profissional e tecnológica

Fabíula Tatiane Pires, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa Docência: Processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas.. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós graduada em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação- docência e supervisão - nos anos iniciais, na educação profissional técnica de nível médio e treinamento de pessoal em empresas. Em 2012 iniciou, como participante, no grupo de pesquisa Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA/ CEFET-MG, neste mesmo ano e instituição, participou como formadora, na docência de adultos, do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST. Integrante do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG), desde 2020.

Referências

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em 16/08/2023.

CATÁLOGO de teses e dissertações da CAPES. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acessos em 2020.

CONSELHO Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). 10 anos dos Institutos Federais. Brasília, 2022. Disponível em: https://portal.conif.org.br/publicacoes/livreto-10-anos-dos-institutos-federais. Acesso em 07 ago 2023.

FLACH, Ângela. Formação de professores nos Institutos Federais: estudo sobre a implantação de um curso de licenciatura em um contexto de transição institucional. Tese, Unisinos, 210f., São Leopoldo, 2014. DOI: https://doi.org/10.24936/2177-4986.v5n2.2012.49

OLIVEIRA, Blenda Cavalcante. CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais: uma construção histórica. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, v. 17, nº2, p. 639-661, abril/jun, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865/16936 DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865

Acesso em 07 ago 2023.

SANTOS, Jailson Alves. Política de expansão da RFEPCT: quais as perspectivas para a nova territorialidade e institucionalidade? In: FRIGOTTO (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.

SILVA, Caetana Juracy Rezende. (org.) Institutos Federais: Lei nº 11892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Editora IFRN, Brasília, DF, 2009.

SILVA, Francislene Rosas da. SILVA, Ronegildo de Souza. AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva. AZEVEDO, José Marlo Araújo de. Trabalho docente na Educação Profissional: das escolas de aprendizes artífices aos Institutos Federais e os desafios do ensino verticalizado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v.2, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9769. Acesso em 07 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9769

Downloads

Publicado

19/12/2023

Como Citar

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho; PIRES, Fabíula Tatiane. Dez anos de pesquisas sobre os Institutos Federais um mapeamento da produção científica: um mapeamento da produção científica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15973, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15973. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15973. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.