EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5821Palavras-chave:
Institutos Federais, Desenvolvimento Territorial, Educação ProfissionalResumo
O artigo tem por objetivo caracterizar a trajetória inicial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o desenvolvimento territorial, identificando seus impactos na implementação de políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica. A pesquisa busca analisar o papel dos Institutos Federais, a partir da Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e instituiu ainda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange a temática do desenvolvimento regional e territorial, muito destacada no texto legal. O conceito de território foi estudado sob a ótica de vários autores que tratam do tema, para um melhor entendimento no contexto dos dispositivos legais. Para esta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados foram apresentados e discutidos a partir da análise de conteúdo
Downloads
Referências
ARROYO, M.; SANTOS, M. Globalização, regionalização: a proposta do Mercosul. Caderno Técnico. 79 p. Brasília: SESI-DN, 1997.
BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226 p.
BRASIL . Lei n. 8.948, de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica. Diário Oficial da União, 9 dez. 1994.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
______. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2º 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
______. Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2007a.
______. Decreto Federal nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Brasília, 2007b.
________. Lei nº 11.534, de 25 de outubro de 2007. Dispõe sobre a criação de Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dá outras providências. Brasília, 2007c.
______. Portaria n.º 116 de 31 de março de 2008. Resultado da Chamada Pública Chamada Pública MEC/SETEC n.º 002/2007, de 12 de dezembro de 2007. Brasília, 2008a.
______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008b.
FRIGOTTO, G. et al. (Org.). Educação profissional e tecnológica: memórias, contradições e desafios. Campos Goytacazes, RJ: Essentia Editora, 2006.
GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. In Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, vol. 22n, p. 201-210, maio-ago 2006.
LEFOSSE, M. Z. C. M., Educação Profissional e Tecnológica: as interfaces dos Institutos Federais. V EPEAL. Alagoas. 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepções e diretrizes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2010.
MOLINA, M. C. et al. (org.). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
OLIVEIRA. R.(Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. São Paulo: Papirus, 2012.
OTRANTO, C. R., Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: Revista RETTA (PPGEA/UFRRJ). Ano I, nº 1, jan-jun 2010. P.89-110.
______. A política de educação profissional do Governo Lula. Trabalho aprovado para apresentação na 34ª Reunião da ANPED, Natal: RN, 2011.
PACHECO, E., Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica, 2010.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
______. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
SILVA, C. J. R. (Org.). Institutos Federais Lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal, RN: IFRN, 2009.
WANDERLEY, R.G. Educação profissional no Brasil e seu sistema institucional-legal: concepções e reflexões. Revista E.T.C. Educação, Tecnologia e Cultura. Ano 7, Nº 06, jan/dez. 2009, Salvador: IFBA, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.