TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8022

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de professores

Resumo

Este estudo se propõe a analisar a produção científica que contempla a temática da formação docente e das tecnologias educacionais na Educação Profissional e Tecnológica no período de 2010 a 2018. A pesquisa bibliográfica permitiu revelar que, na maioria dos trabalhos, depreende-se que o uso das tecnologias educacionais reivindica e está intrinsecamente relacionado com a necessária formação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica. Trazer a discussão acerca das tecnologias educacionais para o reconhecimento de seu caráter histórico-social, tanto na formação discente quanto docente, contribui para a compreensão de que a tecnologia não é neutra, mas sim, carrega consigo intencionalidades, ao passo que, entendida desta forma, sua compreensão caminha em direção a uma formação humana integral e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Israel Gutemberg. As novas tendências da formação de professores no contexto tecnológico. Revista Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v.7, n.2, p.46-53, jul./dez. 2002. Disponível em < https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/45> Acesso em 04 nov. 2018

BRIGNONI, C. P; PIRES, L. L. A. A formação de professores para a educação profissional nos Institutos Federais. 7ª Semana de Licenciatura: Educação Científica e Tecnológica: Formação, Pesquisa e Carreira. IFGO. Jataí: 2010. Disponível em <http://sam.ifgoias.edu.br/jatai/semlic/seer/index.php/anais/article/view/78/trabcompleto10> Acesso em 06 nov. 2018.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONTE, E; OURIQUE, M. L. H. Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação. Revista Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e168214, 2018. Disponível em <http://www.journals.usp.br/ep/article/view/144805/139049> Acesso em 06 nov. 2018.

CUNHA et al. As políticas públicas de avaliação e docência. Impactos e repercussões. In: CUNHA, M. I. (Org). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. - (Coleção educação contemporânea).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Priscila Cabreira de; DUARTE FILHO, Nemésio Freitas. Aprendizagem móvel: percepções quanto à utilização por docentes da educação profissional e tecnológica. Revista Educação a distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão (SE) v.18. n. 2, p. 50-63 mai./ago. 2018. Disponível em <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/8568> Acesso em 01 nov. 2018.

GOMES, Ednaldo Farias. Perfil e identidade do tutor em cursos na modalidade a distância do IFAL vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil: definições e prática docente. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, nº 01 – Ano I – Agosto/2010. Disponível em <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/370> Acesso em 04 nov. 2018.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KOSCIANSKI, Patrícia Vanat; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Substâncias & Cotidiano: uma proposta para o ensino de ligações químicas por meio do enfoque ciência, tecnologia e sociedade. In. Reflexões em ensino de Ciência e Tecnologia: abrindo horizontes. / Antonio Carlos Frasson ... [et al.] (org.). – Curitiba: Ed. UTFPR, 2016. Disponível em< http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2051/7/reflexoesensinodeciencia.pdf#page=87>. Acesso em 10 nov. 2018.

LEMOS, R. M; VIEIRA, V.M. O. Educação tecnológica e formação docente: saberes e práticas em foco. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.10, n. 21, p. 51-60, jan/jun. 2010. Disponível em <http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/208/1138>. Acesso em 06 nov. 2018.

MOURA, D. H. A formação docente para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. In: BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: INEP, 2008, p. 193-223. (Coleção Educação Superior em Debate, 8). Disponível em: <http://inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/492287>. Acesso em: 01 nov. 2018.

______. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014 - (Coleção formação pedagógica; v. 3). Disponível em <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Trabalho-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf>. Acesso em 25 nov. 2018.

NUNES, Vanessa Battestin; PASSOS,Marize Lyra Silva; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro. Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. Disponível em < http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_271.pdf> Acesso em 03 nov. 2018.

OLIVEIRA, Francisco Kelsen de; ABREU, Kélvya Freitas; GOMES, Antônio Anderson da Silva. Formação profissional em Recursos Educacionais Abertos. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n. 2, p.98-109, 2015. Disponível em <https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/revista/article/download/205/132>. Acesso em 07 nov.2018.

PACHECO, E. M.; MORIGI, V. (Org.). Ensino Técnico, Formação Profissional e Cidadania: a revolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.

QUARTIERO, E. M; LUNARDI, G. M. BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais. In:

MOLL et al. (Orgs). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo. Desafios, tensões e possibilidades. Artmed, 2010.

SCHEIBE, Leda. Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação. Revista Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1, p. 95-109, jan./jun.2010. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/download/8186/5198> Acesso em 10 nov. 2018.

SILVA, R. G; COELHO, I. M. W. S. O uso de recursos tecnológicos para o ensino de Língua Portuguesa: proposta de utilização do Software AntConc. III Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2017). Disponível em <http://mpet.ifam.edu.br/wp_seta/wp-content/uploads/2016/07/Anais_Seta-2017.pdf#page=91> Acesso em 12 nov. 2018.

SOUZA, W. S. S. S; JARDIM, S. R. A organização da docência coletiva no contexto da educação a distância: o uso das tecnologias de informação e comunicação e a ação pedagógica. Multifaces / v. 1, n. 1, abril, 2018, p. 1-14. Disponível em <http://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/99/>. Acesso em 12 nov. 2018.

TREVISOL N. P; CRESCÊNCIO, M; DOMINGUES, M. J. C. S. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um instituto federal (SC). Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120-142, jan. 2016. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n1p120/31556> Acess. 06 nov. 2018.

VIANA NETO, A. A.; SARMENTO, J. N. P. WebQuest na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica. 2018. Disponível em <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/636/431>. Acesso em 10 nov. 2018.

WEIZENMANN, Carlos Eduardo; JARDIM, Rafaela;ROCHA, Karla Marques da. Os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos do PEG. 7º Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física, 2014. Disponível em <http://fames.edu.br/jornada-academica-educacao-fisica-da-fames/anais/7a-jornada/carlos-weizenmann-recursos-tecnologicos-ufsm.pdf> Acesso em 10 nov. 2018.

Downloads

Publicado

10/09/2019

Como Citar

CAETANO, Dione Mari; DA SILVA, Flavia Heloisa; URNAUER, Simone; DE MELO, Ernani Viriato. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8022, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8022. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.