A produção do conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um contexto neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15954

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Neoliberalismo

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como tem se constituído a produção de conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em um contexto neoliberal a partir de uma revisão de literatura. Essa pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem bibliográfica e caráter exploratório, traz uma discussão fundamentada em autores como Saviani (2020), Moura e Benachio (2021), Frigotto e Ramos (2017), Kuenzer (2021) e Machado (2011). Desta forma, verificou-se que há a predominância de um movimento contra-hegemônico e não utilitarista do processo educacional, haja vista a defesa da formação docente para EPTNM que considere as suas especificidades e alinhe-se aos preceitos da formação humana integral, da qual necessita a classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Carlos da Silva, IFRN

Graduação em Matemática pela UFRN (2012), Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo IFRN (2016), Mestre em Educação Profissional pelo IFRN (2021), Doutorando em Educação Profissional pelo IFRN (2023).

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Graduação em Letras (1983), mestrado em Letras pela UFRN (1996), doutorado em Educação, pela Universidade Complutemse de Madri. Professora do PPGEP/IFRN.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti; CISLAGHI, Juliana Fiúza; SOUZA, Gisele. Ultraneoliberalismo e Bolsonarismo: impactos sobre o orçamento público e a política social. In: BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C.; FREIRE, S.M.F. (Org.). Políticas sociais e ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. (p. 103-121). DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-86678-20-8-0-f.103-122

BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Resolução nº 1, de 27 de outubro de 2020. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2020]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 07 jun. 2023.

CABRAL NETO, Antônio. Mudanças contextuais e as novas regulações: repercussões no campo da política educacional. Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28, p. 7-40, jan./abr. 2012.

COSTA, Maria Adélia.; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso comum. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. p. 35-68.

GALVÃO, Andréia.; Castro, Bárbara.; Krein, José Dari.; Teixeira, Marilane Oliveira. Reforma trabalhista: precarização do trabalho e os desafios para o sindicalismo. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 86, p. 253-270, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30691

GAMBOA, Sílvio Sánchez. A globalização e os desafios da educação no limiar do novo século. In: LOMBARDI, José Claudinei. (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados, 2001, p. 79-106.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

KREIN, José Dari; OLIVEIRA, Roberto Véras de. Os impactos da Reforma nas condições de trabalho. In: KREIN, José Dari; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2019, p. 127-155.

KUENZER, Acácia Zeneida. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In:

MAGALHÃES, Jonas et al. (org.). Trabalho docente sobre fogo cruzado (v. 2). Rio de Janeiro: UFRJ, LPP, 2021, p. 235-250.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação de professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 689-704, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a ept: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (inep). Formação de professores para ept: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: inep, 2008. p. 67-82.

MORAIS. João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE. Ana Lúcia Sarmento. A compreensão de docência nas atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada de professores da educação básica. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.42, p. 147-158. Disponível em:

<https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4977.> Acesso em: 16 de ago. 2023.

MOURA, Dante Henrique; BENACHIO, Elizeu Costacurta. Reforma do ensino médio: subordinação da formação da classe trabalhadora ao mercado de trabalho periférico. Revista Trabalho Necessário, v. 19, n. 39, p. 163-187, 27 maio 2021.

OLIVEIRA, Ramon de. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14688, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14688. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14688>. Acesso em: 16 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14688

RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. “Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasil. Cadernos de pesquisa em educação, PPGE-UFES, v. 19, p. 26-47, 2017. DOI: https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19329

RIBEIRO NOGUEIRA, Antônio Wherbty.; MORAES, Ana Cristina de; COSTA, Maria Adélia da. Formação docente para a educação profissional e tecnológica no contexto neoliberal: Teacher training for professional and technological education in the neoliberal context. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4638>. Acesso em: 23 jul. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez. 2020.BRASIL. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21512

Downloads

Publicado

19/12/2023

Como Citar

DA SILVA, Emerson Carlos; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A produção do conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um contexto neoliberal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15954. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/e15954. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.