A produção do conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um contexto neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15954Palavras-chave:
Formação docente, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, NeoliberalismoResumo
O presente trabalho objetiva analisar como tem se constituído a produção de conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em um contexto neoliberal a partir de uma revisão de literatura. Essa pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem bibliográfica e caráter exploratório, traz uma discussão fundamentada em autores como Saviani (2020), Moura e Benachio (2021), Frigotto e Ramos (2017), Kuenzer (2021) e Machado (2011). Desta forma, verificou-se que há a predominância de um movimento contra-hegemônico e não utilitarista do processo educacional, haja vista a defesa da formação docente para EPTNM que considere as suas especificidades e alinhe-se aos preceitos da formação humana integral, da qual necessita a classe trabalhadora.
Downloads
Referências
BEHRING, Elaine Rossetti; CISLAGHI, Juliana Fiúza; SOUZA, Gisele. Ultraneoliberalismo e Bolsonarismo: impactos sobre o orçamento público e a política social. In: BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C.; FREIRE, S.M.F. (Org.). Políticas sociais e ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. (p. 103-121). DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-86678-20-8-0-f.103-122
BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 16 ago. 2023.
BRASIL. Resolução nº 1, de 27 de outubro de 2020. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2020]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 16 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 07 jun. 2023.
CABRAL NETO, Antônio. Mudanças contextuais e as novas regulações: repercussões no campo da política educacional. Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28, p. 7-40, jan./abr. 2012.
COSTA, Maria Adélia.; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso comum. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. p. 35-68.
GALVÃO, Andréia.; Castro, Bárbara.; Krein, José Dari.; Teixeira, Marilane Oliveira. Reforma trabalhista: precarização do trabalho e os desafios para o sindicalismo. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 86, p. 253-270, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30691
GAMBOA, Sílvio Sánchez. A globalização e os desafios da educação no limiar do novo século. In: LOMBARDI, José Claudinei. (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados, 2001, p. 79-106.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
KREIN, José Dari; OLIVEIRA, Roberto Véras de. Os impactos da Reforma nas condições de trabalho. In: KREIN, José Dari; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2019, p. 127-155.
KUENZER, Acácia Zeneida. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In:
MAGALHÃES, Jonas et al. (org.). Trabalho docente sobre fogo cruzado (v. 2). Rio de Janeiro: UFRJ, LPP, 2021, p. 235-250.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação de professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 689-704, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a ept: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (inep). Formação de professores para ept: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: inep, 2008. p. 67-82.
MORAIS. João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE. Ana Lúcia Sarmento. A compreensão de docência nas atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada de professores da educação básica. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.42, p. 147-158. Disponível em:
<https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4977.> Acesso em: 16 de ago. 2023.
MOURA, Dante Henrique; BENACHIO, Elizeu Costacurta. Reforma do ensino médio: subordinação da formação da classe trabalhadora ao mercado de trabalho periférico. Revista Trabalho Necessário, v. 19, n. 39, p. 163-187, 27 maio 2021.
OLIVEIRA, Ramon de. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14688, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14688. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14688>. Acesso em: 16 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14688
RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. “Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasil. Cadernos de pesquisa em educação, PPGE-UFES, v. 19, p. 26-47, 2017. DOI: https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19329
RIBEIRO NOGUEIRA, Antônio Wherbty.; MORAES, Ana Cristina de; COSTA, Maria Adélia da. Formação docente para a educação profissional e tecnológica no contexto neoliberal: Teacher training for professional and technological education in the neoliberal context. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4638>. Acesso em: 23 jul. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez. 2020.BRASIL. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21512
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.