INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RELATO DA PRÁTICA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3500

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Prática Pedagógica Integradora, Educação Ambiental, Educação Profissional.

Resumo

O presente trabalho se configura como relato da prática desenvolvida ao longo do Estágio de Docência que integrou os eixos ensino, pesquisa e extensão, atrelados à nossa pesquisa de mestrado no PPGEP, que objetiva contribuir para a formação humana integral dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental a partir da leitura crítica e da produção de animações de curta duração como instrumentos de educação ambiental. Para tanto, iniciamos a pesquisa junto à turma no semestre 2014.1 e no semestre seguinte 2014.2 demos continuidade, realizando as intervenções e a extensão. Embasamo-nos teoricamente em autores como Antunes (2001), Barbosa Júnior (2011), Benachio (2011), Lorenzi e Pádua (2012), Pimenta e Lima (2012), Purves (2011), Rojo (2012) e Silverstone (2005). Ao final, percebemos que em meio às dificuldades enfrentadas, o estágio nos oportunizou amadurecimento da prática pedagógica integradora e, principalmente, permitiu semear reflexões junto aos gestores ambientais em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joaracy Lima de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), graduada em Pedagogia (UFRN), especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiáriado numa perspectiva interdisciplinar (UAB/IFRN) e professora da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN e Parnamirim/RN.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus EaD.

Doutora em Educação (Universidade Complutense de Madrid), mestre em Letras (UFRN), licenciada em Letras (UFRN), professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotada no IFRN, Campus EaD.

Maria Agripina Pereira Rebouças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central.

Doutora em Recursos Naturais (UFCG), mestre em Ciências Ambientais (UFAM), licenciada em Ciências Biológicas (UFRR), professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotada no IFRN, Campus Natal Central.

Referências

ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. 4 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. Fascículo 2.

BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. A arte da animação: teoria e estética através da história. 3 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011, 426p.

BENACHIO, Marly das Neves. Como os professores aprendem a ressignificar sua docência? São Paulo: Editora Paulinas, 2011 (Coleção educação em foco).

IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Regimento do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em:<http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-pos-graduacao/stricto-sensu/ppgep/documentos/legislacao/regimento-mestrado-versao-conselhos-finalizado>. Acesso em: 10 set 2014.

IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/arquivos/documento-base-do-ppp>. Acesso em: 10 set 2014.

IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade presencial. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/cursos/cursos-de-graduacao/gestao-ambiental.html>. Acesso em: 10 set 2014.

LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. Blog nos anos iniciais do fundamental. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na escola. Parábola Editorial, 2012, Cap. 2

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PURVES, Barry. Stop-motion. Porto Alegre: Bookman, 2011. 200p. (Animação Básica 2).

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2 ed. Edições Loyola. São Paulo, 2005. Tradução: Milton Camargo Mota.

Downloads

Publicado

18/12/2015

Como Citar

PAULA, J. L. de; HENRIQUE, A. L. S.; REBOUÇAS, M. A. P. INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RELATO DA PRÁTICA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 43–52, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3500. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3500. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS