INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RELATO DA PRÁTICA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3500Palavras-chave:
Estágio de Docência, Prática Pedagógica Integradora, Educação Ambiental, Educação Profissional.Resumo
O presente trabalho se configura como relato da prática desenvolvida ao longo do Estágio de Docência que integrou os eixos ensino, pesquisa e extensão, atrelados à nossa pesquisa de mestrado no PPGEP, que objetiva contribuir para a formação humana integral dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental a partir da leitura crítica e da produção de animações de curta duração como instrumentos de educação ambiental. Para tanto, iniciamos a pesquisa junto à turma no semestre 2014.1 e no semestre seguinte 2014.2 demos continuidade, realizando as intervenções e a extensão. Embasamo-nos teoricamente em autores como Antunes (2001), Barbosa Júnior (2011), Benachio (2011), Lorenzi e Pádua (2012), Pimenta e Lima (2012), Purves (2011), Rojo (2012) e Silverstone (2005). Ao final, percebemos que em meio às dificuldades enfrentadas, o estágio nos oportunizou amadurecimento da prática pedagógica integradora e, principalmente, permitiu semear reflexões junto aos gestores ambientais em formação.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. 4 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. Fascículo 2.
BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. A arte da animação: teoria e estética através da história. 3 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011, 426p.
BENACHIO, Marly das Neves. Como os professores aprendem a ressignificar sua docência? São Paulo: Editora Paulinas, 2011 (Coleção educação em foco).
IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Regimento do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em:<http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-pos-graduacao/stricto-sensu/ppgep/documentos/legislacao/regimento-mestrado-versao-conselhos-finalizado>. Acesso em: 10 set 2014.
IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/arquivos/documento-base-do-ppp>. Acesso em: 10 set 2014.
IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade presencial. Natal/RN: IFRN, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/cursos/cursos-de-graduacao/gestao-ambiental.html>. Acesso em: 10 set 2014.
LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. Blog nos anos iniciais do fundamental. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na escola. Parábola Editorial, 2012, Cap. 2
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PURVES, Barry. Stop-motion. Porto Alegre: Bookman, 2011. 200p. (Animação Básica 2).
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2 ed. Edições Loyola. São Paulo, 2005. Tradução: Milton Camargo Mota.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.