CONCEPÇÕES DOCENTES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS E SEUS DESAFIOS NO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5731

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas integradoras. Concepções Docentes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos docentes do Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática acerca de sua prática pedagógica, na perspectiva de identificar como ela tem se concretizado no contexto de vivências desses educadores. As análises ocorreram a partir de entrevistas realizadas com docentes de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): Campus Natal Central, Campus Natal Zona Norte e Campus Parnamirim. O trabalho está respaldado em autores como: Bogdan e Biklen (1994), Ghedin e Franco (2011), Luna (2010) e Vasconcelos (2011), para justificar as escolhas metodológicas. Quanto aos autores que abordam as demais temáticas tratadas no trabalho, buscamos respaldo em: Araujo (2014), Arroyo (2010), Buffa (2010), Henrique e Nascimento (2015), Kuenzer (2000), Moura, Filho e Silva (2012), Nosella (2010), Pacheco (2012) e Saviani (2006). A pesquisa demonstrou que a prática pedagógica docente ainda se distancia da proposta curricular de integração da instituição e quando essa integração acontece, na maioria das vezes, é no âmbito dos próprios núcleos didáticos ou por meio de atividades pontuais como: aula de campo, Projeto Integrador e outras ações acadêmicas isoladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba:Instituto Federal do Paraná, 2014 (Coleção formação pedagógica; v. 7).

ARROYO, Miguel. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BENACHIO, Marly das Neves. Como os professores aprendem a ressignificar sua docência? São Paulo: Editora Paulinas, 2011 (Coleção educação em foco).

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, SariKnopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. III Trabalho de campo, 4. Entrevistas, p. 134-139.

BUFFA, Ester. Educação e cidadania burguesas. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

COSTA, Ana Maria Rayol da.Integração do Ensino Médio e Técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Castanhal. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Belém, 2012.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro Franco. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção docência em Formação. Série saberes pedagógicos).

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN Editora, 2012.

KUENZER, Acácia. Educação Profissional: Categorias para uma Nova Pedagogia do Trabalho Disponível em: www.senac.br/boletim/boltec252b.htm. Acesso em: 25 jul. 2000.

LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional.12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo 2, p.23-37.

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Mônica Ribeiro da.Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In: 35ª Reunião da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Porto de Galinhas/PE, 2012.

NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania em Antônio Gramsci. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PACHECO, Eliezer (Org.). Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de diretrizes curriculares. São Paulo: Editora Moderna, 2012.

PISTRAK, Moisey M. (Org). A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Trabalho encomendado pelo GT – Trabalho e Educação, apresentado na 29a Reunião da ANPED. Caxambu, 17 de outubro de 2006.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

PAULA, Joaracy Lima de; SÁ, Lanúzia Tércia Freire de; ANDRADE, Maria Adilina Freire Jerônimo de. CONCEPÇÕES DOCENTES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS E SEUS DESAFIOS NO IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 140–156, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5731. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5731. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.