INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Daguia de Medeiros Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • F. O. ARAÚJO Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • R. G. FERREIRA Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8814

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Práticas pedagógicas, Ensino Médio Integrado.

Resumo

A interdisciplinaridade vem sendo de grande proeminência nas discussões no âmbito acadêmico. Muitas são as interpretações em relação ao termo da interdisciplinaridade tão difundidas nas práticas pedagógicas e muitas vezes confundidas com os termos da multi, pluridisciplinaridade. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação a sua efetivação na sala de aula, considerando que a organização curricular das escolas se apresenta de forma disciplinar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo reconhecer, em algumas práticas pedagógicas docentes, na sala de aula, a efetivação do princípio da interdisciplinaridade. Os caminhos percorridos para a efetivação da pesquisa se configuram numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas da observação e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes da pesquisa foram docentes das disciplinas de Física, Biologia e Química que atuam no ensino médio integrado no IFRN Campus Currais Novos. Como resultado de pesquisa observou-se que os docentes são capazes de trabalhar de forma interdisciplinar na sala de aula sem que seja preciso desenvolver projetos interdisciplinares. Este, por sua vez, é mais uma forma de possibilitar práticas interdisciplinares onde os saberes dialogam entre si.

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Publicado

29/02/2020

Como Citar

MEDEIROS SILVA, Daguia de; ARAÚJO, F. O.; FERREIRA, R. G. INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8814, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8814. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8814. Acesso em: 19 abr. 2024.

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