DA INTEGRAÇÃO DESEJADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FRAGMENTADAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3547Palavras-chave:
competência, projeto pedagógico, ações integradoras, integração curricular.Resumo
Este estudo aborda caminhos da integração curricular nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), no período de 2004 a 2014. A questão de partida deste artigo é que: As práticas pedagógicas e integradoras (encontros, oficinas e reuniões pedagógicas) )) )0 promovidas pela Instituição, nos cursos técnicos, convergem para integração curricular? Assumimos como pressuposto que essas práticas têm se mostrado fragmentadas em relação às estratégias de integração previstas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. O nosso objetivo é compreender a relação entre essas práticas pedagógicas e integradoras promovidas pelo Instituto e as estratégias de integração contidas nos PPCs. Trata-se de um estudo comparativo das estratégias prenunciadas nos projetos e as práticas pedagógicas realizadas pelo Instituto, buscando a integração curricular. Como resultado, que se expõe de forma insistente, é que essas práticas caminham para a confirmação de que elas se apresentam fragmentadas e só dificultam a integração curricular anunciada.
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