DA INTEGRAÇÃO DESEJADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FRAGMENTADAS

Autores

  • Ana Lúcia Ferreira de Queiroga Ana Lúcia F. de Queiroga-Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB, Campus João Pess Rosália de Fátima e Silva- UFRN http://orcid.org/0000-0002-2749-2995

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3547

Palavras-chave:

competência, projeto pedagógico, ações integradoras, integração curricular.

Resumo

Este estudo aborda caminhos da integração curricular nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), no período de 2004 a 2014. A questão de partida deste artigo é que: As práticas pedagógicas e integradoras (encontros, oficinas e reuniões pedagógicas)  )) )0  promovidas pela Instituição, nos cursos técnicos, convergem para integração curricular? Assumimos como pressuposto que essas práticas têm se mostrado fragmentadas em relação às estratégias de integração previstas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. O nosso objetivo é compreender a relação entre essas práticas pedagógicas e integradoras promovidas pelo Instituto e as estratégias de integração contidas nos PPCs. Trata-se de um estudo comparativo das estratégias prenunciadas nos projetos e as práticas pedagógicas realizadas pelo Instituto, buscando a integração curricular. Como resultado, que se expõe de forma insistente, é que essas práticas caminham para a confirmação de que elas se apresentam fragmentadas e só dificultam a integração curricular anunciada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Ferreira de Queiroga, Ana Lúcia F. de Queiroga-Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB, Campus João Pess Rosália de Fátima e Silva- UFRN

Ana Lúcia Ferreira de Queiroga –  Licenciada em Pedagogia, Mestrado em Educação (UFPB) e Doutoranda em Educação (UFRN)

 Profª. Drª. Rosália de Fátima e Silva - Professora Adjunta da UFRN- Licenciada em Pedagogia- UFRN, Mestrado em Educação (UFRN) e Doutorado em Educação Universidade de Caen- França

                        

ga do IFPB

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo editorial, 2000.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Belém, 2013.

BERNSTEIN, B. A. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

__________. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da LDB nº 9.394/96.

__________. Decreto Federal nº 2.208/97, de 17 de abril de 1997.

__________. Decreto Federal nº 5.154/04, de 23 de julho de 2004.

__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Educação profissional: referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília, 2000. 19 v.

__________. Parecer CNE/CEB nº 17/1999, aprovado em 05 de outubro de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2006.

Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (modelo). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2013.

Planejamento Pedagógico. Campus João Pessoa. João Pessoa, 2014.

Planejamento Pedagógico. Campus Cajazerias. Cajazeiras, 2009.

Planejamento Pedagógico. Campus Monteiro. Monteiro, 2012.

Planejamento Pedagógico. Campus Picuí. Picuí, 2013.

CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência, aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade In Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ª edição. São Paulo, Cortez. 2005.

CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise.”A era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v.17. n. 49. 2012.

ELIAS, Nobert. Envolvimento e alienação. Tradução do inglês por Álvaro de Sá. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio In: RAMOS, Marise CIAVATTA, Maria (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições.3ª edição. São Paulo, Cortez. 2005.

__________. RAMOS, Marise CIAVATTA, Maria(orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições.3ª edição. São Paulo, Cortez. 2005.

GIROUX, H. Os docentes como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.1997.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro EdUERJ.2008.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor. nº 7, v.1, 2012.

RAMOS, Marise Nogueira. O “novo” ensino médio à luz dos antigos princípios: trabalho, ciência e cultura. Boletim Técnico do SENAC, vol.29, n.2. Rio de janeiro, pp.19-27, maio/agosto, 2003.

__________. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

FERREIRA DE QUEIROGA, Ana Lúcia. DA INTEGRAÇÃO DESEJADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FRAGMENTADAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 97–106, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3547. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3547. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.