Ciclo de estudos fundamentos do Ensino Médio Integrado
Instruí-vos, pois precisaremos de toda vossa inteligência
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13895Resumo
O presente trabalho apresenta as bases teóricas e o processo de organização do projeto de ensino “Ciclo de Estudos: Fundamentos do Ensino Médio Integrado” do Instituto Federal Goiano - Ceres. A partir da necessidade de fortalecer o currículo e a concepção de Educação Politécnica dos Institutos Federais e devido à ascensão das políticas neoliberais da educação (Reforma do Ensino Médio e BNCC), elaboramos um projeto de ensino com o intuito de garantir um espaço permanente de estudo e aprofundamento nas bases teóricas que sustentam o Ensino Médio Integrado como: O trabalho como princípio Educativo; Omnilateralidade; Educação Politécnica; Currículo Integrado. O projeto encerrou seu primeiro ciclo em fevereiro de 2022, quando foi possível constatar a importância da formação continuada dos professores e da resistência ativa no interior do campus, buscando uma unidade entre compromisso técnico e competência política.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. C. Educação Física e pedagogia histórico-crítica: aproximações históricas e apropriações teóricas. 2022. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
DUARTE, Newton. O Currículo Em Tempos De Obscurantismo Beligerante. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 139–145, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2002. p. 77-95.
SANFELICE, J.L.; LOMBARDI, J.C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 77-96.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo.2013.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PISTRAK, Moises. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão popular, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001
XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). 2020. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n1.a2021-60632
XIMENES, P. A. S.; ANDRADE, L. C.; SILVA, J. C. Novo cenário, velhos problemas: descaracterização da identidade profissional e do trabalho docente em tempos de pandemia da covid – 19. Revista Humanidades e Inovação, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.