Estudante-trabalhador:

impactos e potencialidades do trabalho durante o Ensino Médio Técnico Integrado, em um Campus, do Instituto Federal Goiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14522

Palavras-chave:

Estudante-Trabalhor, Ensino Médio Integrado, Educação-Trabalho

Resumo

Este estudo busca apresentar alguns impactos e potencialidades do mundo do trabalho na trajetória de estudantes durante o Ensino Médio Técnico Integrado do IF-Goiano. Essa pesquisa foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa em três fases 1º) Estudo Teórico, de aprofundamento das bases conceituais da EPT; 2º) Uma pesquisa bibliográfica, para captar a produção recente e cenário sobre o tema; 3º) Elaboração de um questionário estruturado e aplicação com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IF Goiano. Concluiu-se que o Ensino Médio 0técnico integrado tem condições de articular a formação geral e profissional, incluindo o trabalho como princípio pedagógico, e a garantia de instrumentos para que o aluno possa adentrar um campo profissional. Entretanto, apesar das potencialidades do Ensino Médio Integrado, existem grandes obstáculos, como as condições objetivas de manutenção, permanência e vida dos adolescentes que dividem sua jornada como estudantes e trabalhadores.

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Biografia do Autor

Wignei Junio Alves da Silva, Instituto Federal Goiano

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Goiano

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Publicado

08.09.2025

Como Citar

SILVA, Wignei Junio Alves da; ANDRADE, Leonardo Carlos. Estudante-trabalhador: : impactos e potencialidades do trabalho durante o Ensino Médio Técnico Integrado, em um Campus, do Instituto Federal Goiano . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e14522, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.14522. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14522. Acesso em: 11 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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