Estudante-trabalhador:
impactos e potencialidades do trabalho durante o Ensino Médio Técnico Integrado, em um Campus, do Instituto Federal Goiano
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14522Palavras-chave:
Estudante-Trabalhor, Ensino Médio Integrado, Educação-TrabalhoResumo
Este estudo busca apresentar alguns impactos e potencialidades do mundo do trabalho na trajetória de estudantes durante o Ensino Médio Técnico Integrado do IF-Goiano. Essa pesquisa foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa em três fases 1º) Estudo Teórico, de aprofundamento das bases conceituais da EPT; 2º) Uma pesquisa bibliográfica, para captar a produção recente e cenário sobre o tema; 3º) Elaboração de um questionário estruturado e aplicação com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IF Goiano. Concluiu-se que o Ensino Médio 0técnico integrado tem condições de articular a formação geral e profissional, incluindo o trabalho como princípio pedagógico, e a garantia de instrumentos para que o aluno possa adentrar um campo profissional. Entretanto, apesar das potencialidades do Ensino Médio Integrado, existem grandes obstáculos, como as condições objetivas de manutenção, permanência e vida dos adolescentes que dividem sua jornada como estudantes e trabalhadores.
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