EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO IFPB/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA

Claudia Maria Bezerra da Silva

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como finalidade refletir sobre os aspectos pertinentes à relação que se estabelece entre a educação e o trabalho em busca da formação humana integral do aluno do Ensino Médio Integrado. Para os procedimentos de pesquisa foi realizada revisão da literatura e análise de documentos. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Buscou-se nos Planos Pedagógicos dos Cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/Campus Guarabira e Campus Sousa como as relações entre educação, trabalho e formação humana estão colocadas. Constata-se nos documentos evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária que tem como perspectiva a formação humana em sua totalidade.

Palavras-chave


Educação. Trabalho. Formação Humana. Ensino Médio Integrado.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10527

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