EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DUALIDADE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2007.11Resumo
O texto, a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental, visa alcançar dois objetivos básicos. Fazer uma retrospectiva histórica da dualidade estrutural entre a educação profissional e a educação básica, assim como a funcionalidade desse fenômeno ao tipo de desenvolvimento socioeconômico do país. Em seguida, se analisam possibilidades de articulação entre essas esferas educacionais com o fim de contribuir para o rompimento da mencionada dualidade. Conclui-se que, nos dias atuais, majoritariamente, o ensino médio privado e público, passa por uma crise de identidade e sentido. Conclui-se também que uma das formas de contribuir para a construção de sentido e identidade para o ensino médio é buscar a sua integração com a educação profissional e a ampliação gradativa e com qualidade da sua oferta nos sistemas públicos educacionais. Conclui-se ainda que essa expansão não visa, em princípio, a sua universalização. Entretanto, objetiva sedimentar as bases de uma futura educação tecnológica ou politécnica que deverá ser universal, pública, gratuita, laica e de qualidade, a ser implantada quando as condições objetivas da sociedade brasileira assim o permitir. Palavras chave: educação básica. educação profissional. dualidade. integraçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/03/2008
Como Citar
Moura, D. H. (2008). EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DUALIDADE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO. HOLOS, 2, 4–30. https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
Edição
Seção
ARTIGOS