REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, ESTADO BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Dante Henrique Moura

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2006.83

Resumo

Neste trabalho, discutimos a questão ética nas relações entre o estado brasileiro e os cidadãos, a partir de uma análise do papel do Estado, especialmente na esfera educacional. Para isso nos valemos de uma revisão bibliográfica e de nossa própria experiência e conhecimento teórico-prático como profissional da educação. Inicialmente, fizemos um resgate do sentido da ética e, posteriormente, realizamos análise à qual nos propusemos considerando como referencial o valor igualdade entre os indivíduos no que se refere ao acesso à educação. O estudo nos permitiu concluir que a relação entre o estado brasileiro e seus cidadãos carece de ética, uma vez que a igualdade não é alcançada sequer do ponto de vista formal previsto na Constituição Federal, na LDBEN e demais instrumentos legais. Máxime que tratamos no texto da igualdade material, essa realmente, muito distanciada da relação entre o estado e a cidadania. Palavras chave: educação, ética, estado brasileiro.

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Publicado

25/12/2007

Como Citar

Moura, D. H. (2007). REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, ESTADO BRASILEIRO E EDUCAÇÃO. HOLOS, 1, 4–18. https://doi.org/10.15628/holos.2006.83

Edição

Seção

ARTIGOS

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