ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA UNITÁRIA COMO HORIZONTE?

Cláudia Maria Bezerra da Silva

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de analisar a formação no ensino médio integrado, discutindo-a na perspectiva da escola unitária que concebe a formação humana em sua totalidade. Para os procedimentos de pesquisa foram realizadas a revisão da literatura e a análise de documentos. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários com professores e pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Recife. Os achados da pesquisa sugerem que coexistem entendimentos que apontam para uma formação para o mercado de trabalho e para uma formação propedêutica, o que denuncia uma compreensão parcial ou inexistente dos princípios histórico, filosófico, pedagógico e político do ensino médio integrado, bem como indo de encontro à perspectiva da escola unitária.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado. Escola Unitária. Educação Profissional e Tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9729

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