Ensino de Música Popular Brasileira no Ensino Técnico Integrado

Reflexões sobre a estruturação curricular do IFSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17080

Palavras-chave:

Ensino de música popular brasileira, Ensino médio integrado, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Nesta pesquisa, temos como objetivo refletir sobre a estruturação curricular do trabalho pedagógico com a Música Popular Brasileira (MPB) no ensino técnico integrado ofertado pelo IFSP. O estudo é relevante para a compreensão e a discussão da configuração curricular do ensino da MPB na Educação Profissional de nível médio brasileira. A investigação tem como método de abordagem a dialética, sendo baseada nos métodos de procedimento estudo de caso e pesquisa documental. Os dados revelam que, mesmo havendo orientação legal, o ensino de música ainda não é registrado em parte considerável da estruturação curricular da instituição pesquisada. Além disso, há uma previsão relativamente baixa de trabalho pedagógico com a MPB.

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Biografia do Autor

Danny Menezes Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduado em Educação Artística (2001), especialista em Arte (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cursando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas (início em 2022). Atuou como Professor da Educação Básica - Arte (2003 - 2008, Coordenador Pedagógico (2008 - 2010) e Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico - Arte da Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba. (2008 - 2015). Desde 2015 atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) da disciplina de Artes. Realiza trabalhos com foco em História da Arte, Fotografia, Leitura de Imagem e Mediação Cultural.

Nathália Luiz de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Pós-doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, e doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa. Possui mestrado em Letras: Estudos da Linguagem, bacharelado em Estudos Linguísticos e licenciatura em Língua Portuguesa, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais campus Poços de Caldas, onde atua como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do polo IFSULDEMINAS; Está na função de coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil do IFSULDEMINAS. É membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Interação e Significação (CNPq/UNICAMP).

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Publicado

02.04.2025

Como Citar

MENEZES CUNHA, Danny Anderson; LUIZ DE FREITAS, Nathália. Ensino de Música Popular Brasileira no Ensino Técnico Integrado: Reflexões sobre a estruturação curricular do IFSP. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e17080, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17080. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17080. Acesso em: 24 abr. 2025.

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ARTIGOS

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