E-zine no Ensino Médio Integrado

um dispositivo para livre expressividade e contextualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14196

Resumo

Nossa pesquisa investigou a viabilidade do e-zine como dispositivo pedagógico no ensino médio integrado. Para tanto, retomamos a discussão sobre o dualismo educacional, problematizando a formação praticista que entendemos empobrecedora da expressão subjetiva. Para acompanhar a performance dos e-zines em uma disciplina optativa de Artes vinculada ao EMI do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, buscamos agenciar a cartografia esquizoanalítica com a pesquisa participante. Como resultado, os e-zines mostraram-se promotores da liberdade de expressão, contextualização e sensibilidade artística, colaborando com o desenvolvimento da criticidade de seus autores-estudantes. Ao final, geramos elementos para apresentação à banca de defesa de uma sequência didática baseada na confecção de e-zines.

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Biografia do Autor

Diego Dutra Silva, INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Psicólogo pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus Assis/SP

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus Poços de Caldas/MG

Jane Piton Serra Sanches , INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Doutorado em Biologia Animal (UNESP) Professora no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Nathália Luiz de Freitas , INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Doutora em Linguística (UNICAMP)

Mestre em Letras: Estudos da Linguagem (UFOP)

Bacharel em Linguística e Licenciada em Língua Portuguesa (UFOP)

 

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Publicado

30/10/2023

Como Citar

DUTRA SILVA, Diego; PITON SERRA SANCHES , Jane; LUIZ DE FREITAS , Nathália. E-zine no Ensino Médio Integrado: um dispositivo para livre expressividade e contextualização. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14196, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14196. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14196. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS