E-zine no Ensino Médio Integrado

um dispositivo para livre expressividade e contextualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14196

Resumo

Nossa pesquisa investigou a viabilidade do e-zine como dispositivo pedagógico no ensino médio integrado. Para tanto, retomamos a discussão sobre o dualismo educacional, problematizando a formação praticista que entendemos empobrecedora da expressão subjetiva. Para acompanhar a performance dos e-zines em uma disciplina optativa de Artes vinculada ao EMI do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, buscamos agenciar a cartografia esquizoanalítica com a pesquisa participante. Como resultado, os e-zines mostraram-se promotores da liberdade de expressão, contextualização e sensibilidade artística, colaborando com o desenvolvimento da criticidade de seus autores-estudantes. Ao final, geramos elementos para apresentação à banca de defesa de uma sequência didática baseada na confecção de e-zines.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Dutra Silva, INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Psicólogo pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus Assis/SP

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus Poços de Caldas/MG

Jane Piton Serra Sanches , INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Doutorado em Biologia Animal (UNESP) Professora no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Nathália Luiz de Freitas , INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Doutora em Linguística (UNICAMP)

Mestre em Letras: Estudos da Linguagem (UFOP)

Bacharel em Linguística e Licenciada em Língua Portuguesa (UFOP)

 

Referências

BEZERRA, W. C.; SANTOS, C. F. Tecnologias de Intervenção em Terapia Ocupacional Social: reflexões a partir de uma oficina de produção de fanzine no contexto prisional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro. V.1(3): p. 414-426, 2017. DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto10124

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino. Brasília, 2020.

CAMARGO, V. C. V.; CALAIS, S. L.; SARTORI, M. M. P. Estresse, Depressão e Percepção de Suporte Familiar em Estudantes de Educação Profissionalizante. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 595-604, dez 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000400003

CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DIAS, V. E. M. A Educação Integrada e a Profissionalização no Ensino Médio. Tese (Doutorado) em Educação, São Carlos, UFSCar, 2015.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento Mental em Professores Brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol., Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez 2016. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p64

FREIRE, P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. (Org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, p. 34-41, 1981.

FRIGOTTO, G.; ARAUJO, R. M. L. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. Revista Educação em Questão. Natal: UFRN, v. 52, n.38. p. 61-80, mai/ago 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes. 1996.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Paradigmas en competencia en la investigación cualitativa. In DENMAN, C.; HARO, J. A. (Org.) Por los Ríncones: Antología de Métodos Cualitativos en la Investigación Social. Colégio de Sonora; Hermosillo, Sonora, p. 113-145, abr. 2002.

HUR, D. Cartografia das Intensidades: pesquisa e método em esquizoanálise. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 275-292, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8392

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - IFES. Anexo ao Regulamento Geral do ProfEPT. 2018.

KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, v. 27, p. 46-60, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60

LOPES, R. E.; BORBA, P. L. de O.; MONZELI, G. A. Expressão Livre de Jovens por Meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. Saúde soc., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 937-948, set 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem - Cipriano Luckesi - Parte 01. [Entrevista concedida a] Paulo Camargo. Série Encontros, 26 de setembro de 2018, 21’43”. Disponível em: <https://youtu.be/gW6Ti99KaOQ>. Acesso em: 9 maio 2022.

MACHADO, L. R. de S. Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos. Linhas Críticas, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 89–108, 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571

MAGALHÃES, H. O que é Fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, 1º ed; São Paulo, SP, 1993.

MAGALHÃES, H. A Mutação Radical dos Fanzines. Artigo apresentado no XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003.

MAGALHÃES, J. et al. Trabalho Docente Sob Fogo Cruzado – volume II. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021.

MELO, A. K.; SIEBRA, A. J.; MOREIRA, V. Depressão em Adolescentes: Revisão da Literatura e o Lugar da Pesquisa Fenomenológica. Psicologia: Ciência e Profissão. V. 37, n. 1, p. 18-34, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-37030001712014

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L.; (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade – Porto Alegre: Sulina, 207 p. 2015.

PINTO, R. D. Fanzine na Educação: algumas experiências em sala de aula. 2º ed. Paraíba: Marca de Fantasia, 2020.

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

TOSTES, M. V. et al. Sofrimento Mental de Professores do Ensino Público. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607

Downloads

Publicado

30/10/2023

Como Citar

DUTRA SILVA, Diego; PITON SERRA SANCHES , Jane; LUIZ DE FREITAS , Nathália. E-zine no Ensino Médio Integrado: um dispositivo para livre expressividade e contextualização. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14196, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14196. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14196. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS