Um estudo de caso sobre a implementação da interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso Técnico em refrigeração e climatização do IFBA - campus Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12385

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Projeto pedagógico do curso, Planejamento

Resumo

Este artigo busca verificar se o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do IFBA Campus de Salvador apresenta as premissas norteadoras que oferecem parâmetros para "ações" interdisciplinares, conforme preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico Institucional do IFBA. Pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental foram as metodologias deste estudo, visando relacionar os conceitos de interdisciplinaridade e a proposta pedagógica. Os resultados mostram que, embora exista a intenção de implementar a interdisciplinaridade, ainda precisamos construir caminhos que concretizem esse objetivo. Como forma de contribuir, apresentamos algumas sugestões para essa maior interdisciplinaridade com base nos estudos realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo, Bomtempo, 2000.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso Nacional. Brasília.

______. IFBA. Documento orientador de gestão dos cursos técnicos integrados. 2019a

______. IFBA. Projeto Político Institucional– 2014. 2014. Disponível em <http://portal.ifba.edu.br/portal-do-

servidor/pro-reitoria-de-ensino-divulga-i-projeto-pedagogico-institucional.html>. Acesso em 19 agosto 2019.

______. IFBA. Plano de Desenvolvimento Institucional– 2014-2018. 2014. Disponível em <http://portal.ifba.edu.br/menu-de-apoio/paginas-menu-de-apoio/acesso-rapido/pdi20142018/pdi-2014-2018-publicado-

pelo-consup>. Acesso em 19 agosto 2019

______. IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização– 2019. 2019b.

______. IFBA. Organização Didática dos Cursos da Educação Profissional Técnica

de Nível Médio do CEFET-BA. 2008. Disponível em <http://portal.ifba.edu.br/menu-

institucional/documento/pdi/normas-academicas/organizao-didtica-ensino-tcnico.pdf>. Acesso em 17 agosto 2019.

CIAVATTTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação de trabalhadores (1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1997.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro:107 Editora Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectiva de final de século. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

FRIGOTTO, Guadêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez. 2005.

____. Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Foz do Iguaçu. Revista Centro de Educação e Letras. v10. n01. 2008. Disponivel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/2interdisciplinaridade_necessidade.pdf. Acesso em: 15/08/2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da Pesquisa Social. 6a edição. São Paulo, Atlas, 2014.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. A interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MATOS, Luzia. A pesquisa na rede federal de educação profissional científica e tecnológica: Uma análise de política pública. Tese Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar de Difusão do Conhecimento, UFBA, 2013.

RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculointegrado.pdf. Acesso em: 20/08/2019.

RICHARDSON, Roberto Jerry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p. 52-180, jan./abr. 2007

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Arte Sul LTDA, 1998.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

02/10/2024

Como Citar

BARBOSA, Sílvia Gabriela Brito; DINIZ, Marcelo Vera Cruz; CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes. Um estudo de caso sobre a implementação da interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso Técnico em refrigeração e climatização do IFBA - campus Salvador. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e12385, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12385. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12385. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.