Formação pedagógica para graduados não licenciados
estudo em uma Instituição Federal
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11117Resumo
Este estudo objetiva compreender os conceitos e fundamentos da formação de professores, de modo a analisar a escolha dos bacharéis e tecnólogos para atuar na educação tecnológica e profissional. A metodologia pauta-se em procedimentos bibliográficos e de campo e está dividida em: a) apresenta o curso de formação pedagógica para os graduados não licenciados, a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso; b) analisa o relato dos estudantes do curso, para entender os motivos que os levaram a aderir ao referido curso. Conclui-se que os estudantes concebem a educação como uma ação transformadora de sujeitos. Por desejo pessoal, influência ou necessidade inscrevem-se no curso, no intuito de contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo e transformador da realidade em que vivem.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Brasileira de Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, p. 90-104, 2009.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 out. 2019.
BRASIL. Resolução nº 02, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol02_26junho_1997.pdf. Acesso em 17 out. 2019.
BRASIL. Resolução nº 02, de 1° de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015pdf/file. Acesso em: 17 out. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 jul. 2020.
CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, A. M. D. P.; OLIVEIRA, D. A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p. 1009-1028, 2016. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10
CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, M. M. M. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 2, n. 3, p. 7-15, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2176217110037
CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Formando formadores: programa de pós-graduação em rede na área de ensino. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8520
CASTANHO, M. E. Sobre professores marcantes. In: CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 29-35.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GATTI, B. A. Atratividade da carreira docente no Brasil: relatório preliminar. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2009.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria pedagógica: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - CAMPUS SERTÃO. Projeto Pedagógico do Curso Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados. 2018a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/Projeto-Pedagógico-do-Curso-Formação-Pedagógica-para-graduados-não-licenciados-2018.pdf. Acesso em 17 out. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Plano de Desenvolvimento Institucional-2019-2023. 2018b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/BRASIL 1997. Acesso em 01 out. 2019.
KASSICK, C. N. A pedagogia libertária na história da educação brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004B.
LAWN, M. Debate Section – The Education and Training of a Profession. Education Review, v. 5, n. 2, p. 227-234, 1991.
LEIVA, J. S.; SINÉSIO, L. E. M.; CORRÊA, A. M. Os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 16, 2019. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8465
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300013
MACHADO, L. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/licenciatura_propostafinal.pdf Acesso em: 20 fev. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
NÓVOA, A. Vidas de Professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, LDA, 2000.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.