Formação pedagógica para graduados não licenciados

estudo em uma Instituição Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11117

Resumo

Este estudo objetiva compreender os conceitos e fundamentos da formação de professores, de modo a analisar a escolha dos bacharéis e tecnólogos para atuar na educação tecnológica e profissional. A metodologia pauta-se em procedimentos bibliográficos e de campo e está dividida em: a) apresenta o curso de formação pedagógica para os graduados não licenciados, a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso; b) analisa o relato dos estudantes do curso, para entender os motivos que os levaram a aderir ao referido curso. Conclui-se que os estudantes concebem a educação como uma ação transformadora de sujeitos. Por desejo pessoal, influência ou necessidade inscrevem-se no curso, no intuito de contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo e transformador da realidade em que vivem.

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Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional

Nelita Cristiane Tagliari Balestrin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente é assistente administrativo da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural - ASCAR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em atendimento e relacionamento pessoal na área de recursos humanos. Frequenta curso de Formação Pedagógica para Docentes não Licenciados e curso de Pós-Graduação Latu Sensu Especialização em Desenvolvimento e Inovação.

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linha de pesquisa "Estudos em políticas e práticas de Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital".Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais aplicadas ao mundo do trabalho, atuação psicopedagógica institucional, autorregulação da aprendizagem, avaliação e formação profissional e formação de professores.

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Publicado

10/12/2022

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; BALESTRIN, Nelita Cristiane Tagliari; VILLARROEL, Márcia Amaral Corrêa Ughini. Formação pedagógica para graduados não licenciados: estudo em uma Instituição Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11117, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11117. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11117. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS