Formação pedagógica para graduados não licenciados

estudo em uma Instituição Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11117

Resumo

Este estudo objetiva compreender os conceitos e fundamentos da formação de professores, de modo a analisar a escolha dos bacharéis e tecnólogos para atuar na educação tecnológica e profissional. A metodologia pauta-se em procedimentos bibliográficos e de campo e está dividida em: a) apresenta o curso de formação pedagógica para os graduados não licenciados, a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso; b) analisa o relato dos estudantes do curso, para entender os motivos que os levaram a aderir ao referido curso. Conclui-se que os estudantes concebem a educação como uma ação transformadora de sujeitos. Por desejo pessoal, influência ou necessidade inscrevem-se no curso, no intuito de contribuir para a formação de um cidadão crítico, reflexivo e transformador da realidade em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional

Nelita Cristiane Tagliari Balestrin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente é assistente administrativo da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural - ASCAR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em atendimento e relacionamento pessoal na área de recursos humanos. Frequenta curso de Formação Pedagógica para Docentes não Licenciados e curso de Pós-Graduação Latu Sensu Especialização em Desenvolvimento e Inovação.

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linha de pesquisa "Estudos em políticas e práticas de Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital".Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais aplicadas ao mundo do trabalho, atuação psicopedagógica institucional, autorregulação da aprendizagem, avaliação e formação profissional e formação de professores.

Referências

ALARCÃO, I. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Brasileira de Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, p. 90-104, 2009.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 out. 2019.

BRASIL. Resolução nº 02, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol02_26junho_1997.pdf. Acesso em 17 out. 2019.

BRASIL. Resolução nº 02, de 1° de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015pdf/file. Acesso em: 17 out. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 jul. 2020.

CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, A. M. D. P.; OLIVEIRA, D. A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p. 1009-1028, 2016. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10

CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, M. M. M. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 2, n. 3, p. 7-15, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2176217110037

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Formando formadores: programa de pós-graduação em rede na área de ensino. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 18, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8520

CASTANHO, M. E. Sobre professores marcantes. In: CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 29-35.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. A. Atratividade da carreira docente no Brasil: relatório preliminar. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2009.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria pedagógica: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - CAMPUS SERTÃO. Projeto Pedagógico do Curso Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados. 2018a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/Projeto-Pedagógico-do-Curso-Formação-Pedagógica-para-graduados-não-licenciados-2018.pdf. Acesso em 17 out. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Plano de Desenvolvimento Institucional-2019-2023. 2018b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/BRASIL 1997. Acesso em 01 out. 2019.

KASSICK, C. N. A pedagogia libertária na história da educação brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004B.

LAWN, M. Debate Section – The Education and Training of a Profession. Education Review, v. 5, n. 2, p. 227-234, 1991.

LEIVA, J. S.; SINÉSIO, L. E. M.; CORRÊA, A. M. Os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 16, 2019. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8465

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300013

MACHADO, L. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/licenciatura_propostafinal.pdf Acesso em: 20 fev. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NÓVOA, A. Vidas de Professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, LDA, 2000.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

10/12/2022

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; BALESTRIN, Nelita Cristiane Tagliari; VILLARROEL, Márcia Amaral Corrêa Ughini. Formação pedagógica para graduados não licenciados: estudo em uma Instituição Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11117, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11117. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11117. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS