FORMAÇÃO DOCENTE E HABILIDADES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE

Nádia Mangabeira Chaves, Simone Braz Ferreira Gontijo

Resumo


Este artigo buscou identificar a percepção dos estudantes de um curso de licenciatura em relação às habilidades sociais necessárias ao trabalho docente. Foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para compreender sua proposta curricular frente à formação de habilidades sociais específicas à docência e realizadas entrevistas para o acesso às percepções dos estudantes sobre o tema. Os resultados apontam que os estudantes compreendem como habilidades sociais pertinentes à docência o comportamento de motivação, proximidade, acolhimento, empatia, incentivo à reflexão e autonomia. Porém, o curso contribui de modo implícito para a formação dessas habilidades, percepçào corroborada pela análise do PPC e pelas entrevistas.


Palavras-chave


formação docente; habilidades sociais; licenciatura

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7687

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