Política de formação de professores na EBPT

análise a partir do mapeamento de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12668

Palavras-chave:

Formação de professores, Cursos de Licenciatura, Educação profissional e tecnológica, Egressos, Campus Alegrete.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise realizada com egressos dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete-RS das turmas de 2010 à 2014, com a finalidade de identificar o percentual dos que efetivamente atuam na docência[1]. O trabalho investiga como ocorre a oferta de cursos de Licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituições estas voltadas prioritariamente à Educação Profissional, mas que mediante a promulgação da Lei 11.892/2008, surge a obrigatoriedade da destinação de 20% das suas vagas para a formação de professores. Assim, o estudo foi composto, inicialmente, por pesquisa quantitativa na qual efetuou-se um mapeamento dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura do IFFar Alegrete. A partir dos resultados dessa etapa, a pesquisa prosseguiu com enfoque qualitativo, mediante um questionário, com intuito de obter o número de egressos atuantes na docência. Como resultados, verificou-se que nos cursos de licenciatura no Campus Alegrete do período estudado, menos de 20% dos concluintes lecionam dentro da sua área de formação, com mais de 70% dos egressos fora da atividade de docência.

 

[1] Trata-se de parte da pesquisa da dissertação de mestrado realizada no PROFEPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Melo Zarzicki, Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - Campus Universitário de Alegrete (2007), com Especialização em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais (2009). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari (2020). Experiência profissional como docente nos níveis Fundamental e Ensino Médio, em Redes públicas e privada de ensino.

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1992), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É professora titular do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade genética, isoenzimas, plantas medicinais, microsperogênese e citogenética. No ensino de Biologia, coordenou o PIBID/CAPES de Licenciatura em Ciências Biológicas, com atividades de ensino-pesquisa-extensão no campo das práticas educativas de 2010 a 2012. Desde 2012 desenvolve atividades na pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação (PRPPGI) onde coordenou a pós-graduação no período 2013-2015. Atualmente é responsável pelas produções científicas institucionais, atuando como Editora da Revista de Ciência e Inovação e do Boletim Técnico Científico e atua como docente do Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnologia - PROFEPT e desenvolve pesquisa nas linhas de Formação de Professores e Práticas Educativas em EBPT.

Referências

ARAÚJO, W. S. de. Das Escolas Técnicas Federais aos Institutos Federais: A Licenciatura em Física no campus Goiânia do IFG. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

BRASIL. MEC. Revista Brasileira da Educac?a?o Profissional e Tecnolo?gica, Brasília, v. 1, n. 1, 2008.

FLACH, A?ngela. Os cursos de formac?a?o de professores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - algumas considerac?o?es iniciais. Anais IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, p. 1-10, 2012.

FLACH, A.; FORSTER, M. M. dos S. Formação de professores nos institutos federais: uma identidade por construir. In: 37ª Reunião Nacional da Anped. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-17, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4027.pdf

FORSTER, Mari Margarete dos S. Formac?a?o de professores nos institutos Federais - uma identidade por construir. Anais 37ª Reunia?o Nacional da ANPEd, Floriano?polis, p. 1-17, 2015.

GATTI, Bernardete. Formac?a?o de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01

MEC – Ministério da Educação. Escassez de Professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e Emergenciais. Brasília: CNE/CEB, 2007.

MOURA, Dante Henrique. Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

MOURA, Dante Henrique. A formac?a?o de docentes para a educac?a?o profissional e tecnolo?gica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, p. 25-38, s.d.2007.

MOURA, Dante Henrique. A Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004>. Acesso em: 10/06/2018. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1 2008). DOI: https://doi.org/10.15628/rbep.2008.2863

MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Ed. Moderna Ltda. 2011.

ROCHA, Luiz Daniel. Avaliac?a?o do curso de licenciatura em Cie?ncias Biolo?gicas da UNIFAL-MG na perspectiva de seus egressos. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 13, n. 28, p. 76-98, 2013. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.568

Downloads

Publicado

25/03/2024

Como Citar

ZARZICKI, Danieli Melo; AULER, Neiva Maria Frizon. Política de formação de professores na EBPT: análise a partir do mapeamento de egressos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12668, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12668. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12668. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.