Cursos de formação pedagógica para docentes graduados não licenciados dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12384Palavras-chave:
Formação docente, Educação profissional, Currículo integradoResumo
Tratamos aqui sobre os cursos de formação pedagógica para os docentes graduados não licenciados dos institutos federais (IF). A pesquisa foi delineada dentro de uma abordagem qualitativa com o uso do estudo do caso como método, utilizando-se de análise documental dos projetos pedagógicos de seis cursos de licenciatura ofertados nos IF. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as propostas de licenciatura direcionadas à formação dos profissionais do magistério da educação profissional, especificamente no que diz respeito à concepção pedagógica de ensino integrado presente em seus textos. Tal estudo justifica-se pela intenção em descrever o cenário de formação proposto pelos IF aos seus professores não licenciados. Os resultados apontam que os projetos negligenciam temas como trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, contextualização e transformação da realidade social, considerados elementos orientadores em práticas pedagógico-curriculares integradoras.
Downloads
Referências
Antunes, R. (1999). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo, SP: Boitempo.
Araújo, R. M. L., & Frigotto, G. (2015). Práticas Pedagógicas e ensino integrado. Disponível a partir de: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao /article/viewFile/7956/5723 Acesso em: 23 de agosto de 2018.
BRASIL (2008). Lei dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 25 abr. 2019.
BRASIL. (1996). Decreto que regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394 de, 20 de dezembro de 1996 nº 2.208. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm Acesso em: 30 jul. 2018.
BRASIL. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.
BRASIL. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 jan. 2019.
Carvalho, O. F., & Souza, F. H. M. (2014). Formação do docente da educação profissional e tecnológica do Brasil: um diálogo com as faculdades e o curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128-00883.pdf. Acesso em: 27 março 2018.
Freire, P. (1997) Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Frigotto, G. Concepções de mudança no mundo trabalho e no ensino médio. IEm C.
Frigotto, G., & Ciavatta, M., & Ramos, M. (org). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez.
Gil, A. C (2014) Métodos e técnicas da Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas.
Machado, L.R.S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/ index.php/RBEPT/index. Acesso em: 10 dez, 2018.
Moura, D. H. (2008). A formação docente para educação Profissional e tecnológica.Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index. Acesso em: 10 dez, 2018
Oliveira, M.R.N.S., & Nogueira, C.G (2016). A formação de professores para educação profissional e o Plano Nacional de Educação (PNE): quais as Perspectivas? Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/4987-13746-1-PB.pdf. Acesso em: 27/03/2018.
Ramos M. (2009) Currículo integrado. Iem C. Pereira, I. B., & Lima, J. C. F. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV.
Ramos M. (2005). Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. IEm C. Frigotto, G., & Ciavatta, M., & Ramos, M. (org). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez.
SANTOS, T. A. (2016). De Bacharel a professor: a construção dos saberes pedagógicos na educação profissional. (Dissertação Mestrado em Educação. Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE) Presidente Prudente/SP, 2016. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/967. Acesso em: 22/08/2018.
Santomé, J. T. (1998) Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Arte Sul LTDA. Saviani, D. (2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/ v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 02/04/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.