CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM RELAÇÃO A INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de Moraes, Odair Diemer

Resumo


O ensino médio integrado requer práticas integradoras e interdisciplinares, em contraposição às concepções fragmentadoras dos saberes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de docentes em relação a integração das disciplinas de História 2 e Conservação de Alimentos presentes no curso técnico integrado em alimentos do IFMS. Para o planejamento das aulas integradas foi utilizado a metodologia dos Momentos Pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica, sendo elaborado colaborativamente por reuniões de estudos. As concepções das docentes foram avaliadas por meio de entrevistas e questionário aberto e analisados pelo método de análise de conteúdo. Com base nas concepções das professoras, foi possível verificar a efetividade da integração das duas unidades curriculares, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Práticas pedagógicas integradoras; Pedagogia Histórico-Crítica.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10534

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