SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROPEDÊUTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O OLHAR DOS PROFESSORES EXPRESSOS NO DISCURSO NO INSTITUTO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10075Palavras-chave:
Saberes docentes. Conhecimentos. Formação continuada. Identidade docente. Educação profissional.Resumo
A docência é norteada por diversos saberes que contribuem para a formação profissional do docente e para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. Os Institutos Federais atuam com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no sentido da formação integral. Com isso, os saberes que os docentes da EPT possuem e fazem uso em suas práticas pedagógicas são fundamentais para o alcance dessa formação. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo discutir o panorama dos saberes docentes na educação propedêutica e profissional analisando o discurso dos professores do Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul sobre esses saberes e as contribuições deles para o processo ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a docentes de “áreas básicas e técnicas”. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem os saberes docentes na educação propedêutica e profissional. Verificou-se que os docentes compreendem os saberes como um rol de conhecimentos adquiridos nas formações inicial e continuada e nas práticas pedagógicas cotidianas. Os saberes experienciais foram os mais citados pelos docentes das “áreas técnicas”, e os saberes didático-pedagógicos por docentes das “áreas básicas”. Os estudos sobre essa temática indicam que os docentes de ambas as áreas vislumbram a construção de saberes de natureza didático-pedagógicos por meio das formações continuadas.
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