Conhecer para implementar políticas de equidade da participação feminina
um olhar sobre o programa de iniciação científica do IFAC
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15051Palavras-chave:
Educação Profissional. Equidade. Produção Científica; Mulher na Ciência.Resumo
A pesquisa científica é parte integrante dos Institutos Federais, e a Iniciação Científica (IC) é o primeiro contato para a entrada no mundo da ciência e a formação dos futuros cientistas. Portanto, olhar para esse programa e analisar as políticas de equidade de participação feminina se faz necessário. O objetivo da pesquisa foi analisar o programa de IC do Instituto Federal do Acre (Ifac) discutindo as ações que fomentam a equidade da participação feminina nas ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo. O estudo é qualitativo, amparado na pesquisa bibliográfica e documental. Esta pesquisa apresentou indicadores que poderão contribuir na gestão dos programas de pesquisa do Ifac, a partir da compreensão da dinâmica da produção científica dos pesquisadores, docentes, técnicos e alunos.
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