Conhecer para implementar políticas de equidade da participação feminina

um olhar sobre o programa de iniciação científica do IFAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15051

Palavras-chave:

Educação Profissional. Equidade. Produção Científica; Mulher na Ciência.

Resumo

A pesquisa científica é parte integrante dos Institutos Federais, e a Iniciação Científica (IC) é o primeiro contato para a entrada no mundo da ciência e a formação dos futuros cientistas. Portanto, olhar para esse programa e analisar as políticas de equidade de participação feminina se faz necessário. O objetivo da pesquisa foi analisar o programa de IC do Instituto Federal do Acre (Ifac) discutindo as ações que fomentam a equidade da participação feminina nas ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo. O estudo é qualitativo, amparado na pesquisa bibliográfica e documental. Esta pesquisa apresentou indicadores que poderão contribuir na gestão dos programas de pesquisa do Ifac, a partir da compreensão da dinâmica da produção científica dos pesquisadores, docentes, técnicos e alunos.

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Biografia do Autor

Irla de Oliveira Vidal, Instituto Federal do Acre

Licenciada em Geográfica. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, ponto focal Instituto Federal do Acre. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre.

Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Universidade Federal do Acre

Graduada no curso de Ciências Biológicas pela União Educacional do Norte. Mestre em Ciência Inovação e Tecnologia para a Amazônia. Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE, Fundação Oswaldo Cruz, Rondônia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em marcadores moleculares microssatélites.

Tiago Ramos de Souza, Instituto Federal de Rondônia

Licenciado em Língua Portuguesa. Especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, Brasil. Docente da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Rondônia. 

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Publicado

19/11/2024

Como Citar

VIDAL, Irla de Oliveira; AZEVEDO, José Marlo Araújo de; AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; SOUZA, Tiago Ramos de. Conhecer para implementar políticas de equidade da participação feminina: um olhar sobre o programa de iniciação científica do IFAC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15051, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15051. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15051. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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