CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7741

Palavras-chave:

Ciência, Educação Profissional, PIBIC Júnior

Resumo

É perceptível a relevância da iniciação científica na formação dos estudantes, uma vez que além de aproximarem os alunos da pesquisa, proporciona ricas experiências acadêmicas e de vida. O objetivo deste trabalho foi investigar a perspectiva de alunos, docentes e gestores sobre os impactos da iniciação científica na formação dos alunos dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. A pesquisa classifica-se como explicativa, sendo utilizado o método quali-quantitativo, em que foram aplicados questionários semiestruturados a seis egressos que foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica na modalidade Júnior (PIBIC Jr), a 14 docentes e três integrantes da equipe gestora. Os resultados evidenciam que os alunos compreendem a importância da iniciação científica para a sua formação e que, além de aproximá-los da ciência, habilidades como escrita, leitura, trabalho em equipe e expressão oral são melhoradas. A maioria dos docentes também ratifica essa importância da iniciação científica nos cursos técnicos, no entanto relatam que há limitações às atividades de pesquisa, sendo a infraestrutura inadequada e a falta de tempo, apontadas pela maioria dos entrevistados. A equipe gestora também declara ser importante a iniciação científica, concorda haver fatores limitantes à pesquisa no campus e citaram seus esforços na busca da minimização e/ou resolução destas problemáticas.

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Publicado

10/12/2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, Raphaela Bomfim; DE AZEVEDO, José Marlo Araújo; AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; DA CRUZ, Jozângelo Fernandes; DA ROCHA, Mirna Suelby Martins. CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e7741, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7741. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7741. Acesso em: 26 abr. 2024.

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