Concepções sobre Práticas Pedagógicas na Educação Profissional:
um lugar de disputas e contradição
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2026.16118Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Educação Profissional, Formação humana, ], Prática Pedagógica; Concepções; Educação Profissional; Formação Humana.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar as concepções acerca das práticas pedagógicas na Educação Profissional, a fim de compreender suas implicações pedagógicas, sociais e políticas, considerando a Educação Profissional como um campo epistemológico em disputa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e caráter exploratório. As bases teóricas que sustentam a discussão estão fundamentadas em autores como Lobato (2011), Veiga (1992), Candau (1999), Araujo (2010), Freire (1983) e Henrique e Nascimento (2015). O levantamento de dados com as informações necessárias para este trabalho foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de onde foram selecionados os trabalhos que abordam o tema e contemplam o descritor “Práticas pedagógicas na Educação Profissional”. O critério de inclusão abrange os trabalhos que discutem as concepções sobre práticas pedagógicas na Educação Profissional, enquanto o critério de exclusão engloba os estudos que se distanciam dessa temática. Os resultados demonstram que as práticas pedagógicas na Educação Profissional se configuram como instrumentos utilizados pelos professores para, por meio de atividades intencionais, promover a formação humana integral dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas apesar do dualismo que marca as disputas entre práticas conservadoras e práticas emancipatórias. Como expressão do trabalho docente, as práticas pedagógicas se materializam na ação, ao mesmo tempo em que se incorporam à identidade do professor.
Downloads
Referências
ARAUJO. Ronaldo Marcos de Lima. A educação profissional no Pará. Belém: EDUFPA. 2007.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
ASSIS, Sandra Maria de. Práticas pedagógicas de docentes de ciências humanas no curso técnico integrado em informática do IFRN-Campus Caicó. 2015. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2015.
BEZERRA, Heriberto Silva Nunes. Concepções de professores sobre práticas pedagógicas vivenciadas na educação profissional de nível médio: curso técnico em mineração, IFRN/CNAT. Natal, 2019. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2019.
CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Rumo a uma nova didática. 10. ed. Petrópolis: Vozes. 1999.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trapriedu.html. Acesso em: 16 ago. 2023.
COSTA, Antônio Max Ferreira da. Ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2º grau Professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas nos anos de 1974 a 1985. 2017. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/jun./jul./ago. 2000.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da Educação Básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1129-1152, out. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2016.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos, [S. l.], v. 4, p. 63–76, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.3188. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 21 ago. 2023.
KUENZER, Acacia Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas consequências. In: FERRETI, Celso João; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. Sales. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.
LOBATO, Deusa Martins. A prática pedagógica da formação profissional por competências da modalidade aprendizagem do SENAI-PA. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.
MACHADO, Lucília. Instrumentos de trabalho. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade.; DUARTE, Adrina Cancella.; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
MORAIS, Jaciária de Medeiros. A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de licenciatura em Química no IFRN Campus Ipanguaçu. 2017. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017.
MANFREDI, Sílvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, v. 2, 2007.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidade de integração. In: MOLL, J. [et al.]. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e da identidade do professor. Revista Nuances, v. 3, 1997.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: IFPR, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/História-e-política-daeducação-profissional.pdf. Acesso em: 16 maio 2023.
RODRIGUES, Iaponira da Silva. Trajetórias Acadêmica e Profissional de Professores Licenciados do Campus Parnamirim (IFRN): saberes e práticas docentes no ensino médio integrado. Natal, 2016. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2016.
ROCHA, Sueli Rodrigues da. Narrativas de si: memórias entrecruzadas da pós-graduação e da prática pedagógica de professores de língua portuguesa e literatura. Natal, 2018. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2018.
SÁ, Lanuzia Tércia Freire de. Práticas pedagógicas no ensino médio integrado do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP): aproximações e distanciamentos de uma formação humana integral. Natal, 2018. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2018.
SANTOS, Magda Gisela Cruz. A categoria de formação omnilateral em Marx e o trabalho enquanto princípio educativo, 2018. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Magda%20Gisela%20Cruz%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.
SAMPAIO, Ana Kamily de Souza. “Espelho, espelho meu”: um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado. Natal, 2021. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2021.
SILVA, Luzinete Moreira da. Práticas pedagógicas significativas no curso de edificações Proeja do IF Sertão – PE – Campus Petrolina. Natal, 2015. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.


















