A produção do conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um contexto neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15954

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Neoliberalismo

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como tem se constituído a produção de conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em um contexto neoliberal a partir de uma revisão de literatura. Essa pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem bibliográfica e caráter exploratório, traz uma discussão fundamentada em autores como Saviani (2020), Moura e Benachio (2021), Frigotto e Ramos (2017), Kuenzer (2021) e Machado (2011). Desta forma, verificou-se que há a predominância de um movimento contra-hegemônico e não utilitarista do processo educacional, haja vista a defesa da formação docente para EPTNM que considere as suas especificidades e alinhe-se aos preceitos da formação humana integral, da qual necessita a classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Emerson Carlos da Silva, IFRN

Graduação em Matemática pela UFRN (2012), Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo IFRN (2016), Mestre em Educação Profissional pelo IFRN (2021), Doutorando em Educação Profissional pelo IFRN (2023).

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Graduação em Letras (1983), mestrado em Letras pela UFRN (1996), doutorado em Educação, pela Universidade Complutemse de Madri. Professora do PPGEP/IFRN.

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

DA SILVA, Emerson Carlos; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A produção do conhecimento sobre formação docente para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um contexto neoliberal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15954. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/e15954. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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