Editorial
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18821Downloads
Referências
ALMEIDA, Camila Anizio de; PIRES, Poliana Daré Zampirolli. Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16140, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16140. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16140. Acesso em: 7 jul. 2025.
ALVES, Suelma dos Reis Pereira; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; CARVALHO, Marco Antônio de. Histórias e vitórias dos egressos e estudantes do IF-Goiano - Campus Ceres:: um documentário do ProfEPT com jovens provenientes da cidade de Guarinos GO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e 15877, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15877. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15877. Acesso em: 14 jul. 2025.
ANDRADE, Fabiana Chagas de; ALMEIDA, Ronison Cunha de; AMORIM, Felipe do Carmo; MAUPRIVEZ, Julien; SILVEIRA, Raphel José Elino da. Utilização de tecnologias VR e AR para divulgação da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16923, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16923. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16923. Acesso em: 14 jul. 2025.
BRAZ IACONE SANTOS, Alex; BORGES ROCHA, Marcelo. Perfil dos egressos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um acompanhamento reflexivo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15352, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15352. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15352. Acesso em: 14 jul. 2025.
BRONDANI, Alex Rodrigo; RAMOS, Maria Rosangela Silveira; PANIZ, Catiane Mazocco. A CULTURA ORGANIZACIONAL E OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15913. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15913. Acesso em: 7 jul. 2025.
CABRAL, Cesar Rogério; DALRI, Julia Cucco. As Origens dos Cursos Técnicos de Agrimensura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e17015, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17015. Acesso em: 7 jul. 2025.
CALDAS, Allysson Macário de Araújo; CALDAS, Allan Giuseppe de Araújo; MEDEIROS, Isabelle de Souza; MEDEIROS, Luciana Silva de. Aprender para agir: Desenvolvimento de aplicativo em primeiros socorros para Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16277, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16277. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16277. Acesso em: 7 jul. 2025.
CARDOSO, Luiz Mário Lopes; SOUZA, Heloisia Carneiro de Souza; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso; LIMA, Emmanuela Ferreira de Lima; NOLL, MATIAS NOLL. Educação Profissional e ensino médio integrado: considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15745, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15745. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15745. Acesso em: 14 jul. 2025.
CARDOSO, Suelen Pestana; CRUZ-HASTENREITER, Roberto Soares da; SILVA, Renata Rufino da; MAXIMO-PEREIRA, Marta; VALENÇA, Cristiana Rosa; BRUNOW , Vanessa de Oliveira; VELASCO, Fernanda Zerbinato Bispo. Tensões emergentes na discussão sobre Ensino Médio Integrado: o caso do CEFET/RJ campus Maracanã. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16033. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16033. Acesso em: 14 jul. 2025.
CARVALHO, Edvaldo do Nascimento; BASTOS , Argemiro Midonês. Um olhar à história do ensino de Arte e da Educação profissional no Brasil como base para a integração no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16436, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16436. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16436. Acesso em: 14 jul. 2025.
CARVALHO, Mateus Testoni; ZOTTI, Solange Aparecida; BRANDT, Andressa Graziele. A RELAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16800. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16800. Acesso em: 14 jul. 2025.
COSTA, André Luís Rodrigues; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira. A charge como recurso pedagógico para o fomento da formação do senso crítico:: um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17003. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17003. Acesso em: 14 jul. 2025.
CRUZ, Cristiane de Brito; MEDEIROS, Kelly Aline Hipólito de. Economia solidária e emancipação de mulheres: um estado do conhecimento. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 17066, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17066. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17066. Acesso em: 14 jul. 2025.
DANTAS, Elias. Resistências à formação pedagógica nos discursos de docentes da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no IFES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16214, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16214. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16214. Acesso em: 7 jul. 2025.
DOURADO, Josi Fernandes; COLOMBO, Angélica Antonechen. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): Breve histórico e levantamento de produtos educacionais produzidos na Região Sul do Brasil no período de 2018 a 2022. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15435, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15435. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15435. Acesso em: 7 jul. 2025.
FARIA, Henrique Antonio Mendonça. OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: SUBSTITUIÇÃO DE PROCESSADOR EM NOTEBOOK. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15781, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15781. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15781. Acesso em: 14 jul. 2025
FLÔRES, Migacir Trindade Duarte; PIZZATO, Michelle Camara. Projetos Integradores: metodologias previstas nos PPCs dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 17024, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17024. Acesso em: 14 jul. 2025.
GORI, Deine Danielle Lelis; PORTO, Rivadavia Cavalcante; CASTILHO, Weimar Silva; RYTHOWEM, Marcelo; MALDANER, Jair José. Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16570, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16570. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16570. Acesso em: 14 jul. 2025.
JESUS, Ludmila Anjos de; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da; CORDEIRO, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; BAIXINHO, Cristina Lavareda. Panorama de distribuição dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15684. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15684. Acesso em: 7 jul. 2025.
MENEZES CUNHA, Danny Anderson; LUIZ DE FREITAS, Nathália. Ensino de Música Popular Brasileira no Ensino Técnico Integrado: Reflexões sobre a estruturação curricular do IFSP. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e17080, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17080. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17080. Acesso em: 7 jul. 2025.
MIRANDA, Gabriela Cristina Oliveira de; SANTOS, Camila de Oliveira; FIGUEIREDO, Julieta Brites; SOUZA, Samhira Vieira Franco de. Proposta de um plano de equivalência de estudos para a certificação de Técnico em Enfermagem de Imigrantes e Refugiados: O Pioneirismo da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16560, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16560. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16560. Acesso em: 14 jul. 2025.
MOURA, Tassia Laine Ferreira; DURÃES, Gilvan Martins; MACHADO, Cristiane Brito. Educação em saúde no ensino médio integrado: percepção dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 16391, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16391. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16391. Acesso em: 14 jul. 2025.
NICACIO, Marcos Alves; COLARES, Suellem Saldanha Brito; CONCEIÇÃO, Fiama Jéssica Monteiro da. Desafios dos docentes não licenciados da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15516, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15516. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15516. Acesso em: 14 jul. 2025.
OLIVEIRA, Claudia Santos; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Políticas Públicas, Trabalho e Educação na ilha de Caratateua, periferia amazônica de Belém/PA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e-16590, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16590. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16590. Acesso em: 14 jul. 2025.
OLIVEIRA, Maria da Conceição de; SILVA, Suzana Firmino da. Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do arcabouço legal no Brasil no contexto neoliberal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16696, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16696. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16696. Acesso em: 7 jul. 2025.
PIVELLO, Renato Luís; VIEIRA, Amanda Ribeiro. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16850, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16850. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16850. Acesso em: 7 jul. 2025.
RIBEIRO, Lucilene Batista; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges. A organização curricular no ensino técnico integrado ao Ensino médio: o caso do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15556, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15556. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15556. Acesso em: 7 jul. 2025.
SANTANA, Eneida; GOMES CARNEIRO, Tereza Kelly; SOUZA ALVES BEZERRA, Vania; VIANA SANTOS, Cássio; DOS SANTOS REIS, Uilma; COSTA CERQUEIRA TAVARES, Camila. Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15548, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15548. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15548. Acesso em: 14 jul. 2025.
SANTOS, Ana Cláudia; SANTOS, Rodrigo Alves dos. Inserção da TIC no trabalho com a leitura literária em cursos de EPT: a percepção de professores de escolas estaduais mineiras . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15735, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15735. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15735. Acesso em: 14 jul. 2025.
SILVA, Rithiely Rosa Feital da; PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade; ROCHA, Renata Carla Nencetti Pereira; FABRI, Janaína Mengal Gomes; ARAÚJO, Janillê Luciana de. Percepção dos residentes de enfermagem sobre a prática na atenção paliativa oncológica e as implicações da espiritualidade. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15472, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15472. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15472. Acesso em: 14 jul. 2025.
SILVA, Sidney Reinaldo; OLIVEIRA , Andreia da Silva Temoteo. Os egressos do IFPR Campus Paranaguá: um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15412, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15412. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15412. Acesso em: 14 jul. 2025.
SOUZA, Lana Priscila; JUCÁ, Sandro César Silveira; NETA, Maria de Lourdes da Silva. Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15803, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15803. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15803. Acesso em: 14 jul. 2025.
VIEIRA, Luis Antonio Braga; MOURA, Mayra Camelo Madeira de. Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: experiências pedagógicas nos institutos federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15906, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15906. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15906. Acesso em: 7 jul. 2025.
ZAMILIAN, Gislaine Aparecida Alves; WIEDEMANN, Samuel Carlos. As contribuições e limitações da internacionalização na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17067. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17067. Acesso em: 14 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.