A organização curricular no ensino técnico integrado ao Ensino médio: o caso do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15556

Palavras-chave:

Formação;, Integração;, Currículo.

Resumo

O estudo aborda sobre a organização curricular no ensino médio integrado, a partir do caso do curso técnico em meio ambiente do Campus Ceres, vinculado ao Instituto Federal Goiano. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e embasada na técnica de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu com a realização de entrevistas junto a professores do refetido instituto e suas falas coletadas foram trabalhadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a precarização do trabalho docente, falta de integração entre eixo comum e técnico, ausência de formação específica e barreiras culturais não permitem o desenvolvimento da organização curricular do referido curso se concretizar no contexto analisado.

 

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Biografia do Autor

Lucilene Batista Ribeiro, Instituto Federal Goiano- Campus Ceres

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica IF Goiano- Campus Ceres. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (2006), graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (2012). Especialização em Letramento Informacional: Educação para a Informação. Universidade Federal de Goiás. UFG (2018). Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnologia (EPT), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (2022). Especialização em Didática e Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM (2023). Especialização em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2023). Atualmente cursando a especialização em Educação Digital pelo SENAI de Fortaleza. Professora efetiva da Rede Municipal da Prefeitura de Ipiranga de Goiás.

 

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Licenciatura Plena Com Habilitação Em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduando em Direito pela UniEvangélica. Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters, Spin-Offs, Direito Penal, Administrativo e Educação Profissional e Tecnológica.

 

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Publicado

08.04.2025

Como Citar

RIBEIRO, Lucilene Batista; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges. A organização curricular no ensino técnico integrado ao Ensino médio: o caso do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15556, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15556. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15556. Acesso em: 15 abr. 2025.

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