FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UMA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5718

Palavras-chave:

Formação docente, Formação integral e integrada, Educação profissional e Tecnológica, Currículo integrado.

Resumo

Esse estudo faz parte de uma pesquisa realizada com docentes do curso de informática de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O universo pesquisado compreendeu vinte e sete docentes, pertencentes aos núcleos estruturante, articulador e tecnológico, sendo nove professores por cada núcleo. Tem como objetivo identificar quais as percepções que esses docentes têm a respeito da formação integral e da formação integrada no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partimos inicialmente para os estudos bibliográfico e documental que consubstanciaram o aporte teórico, à luz de autores do campo da formação de professores, formação integral e formação integrada, bem como do currículo integrado, a exemplo de Machado (2010, 2011), Ciavatta (2005), Moura (2013), Ramos (2005, 2010), Imbernón (2011). Posteriormente nos reportamos para o campo empírico tendo como ponto norteador a análise da categoria ´percepção sobre EPT, a qual nos deu uma visão ampla da percepção dos professores sobre a formação integral e integrada e a concepção de currículo no âmbito do IFRN. Como parte conclusiva, o estudo apontou, a partir das vozes dos sujeitos entrevistados, que a grande maioria desses professores ainda não se apropriaram epistemologicamente das concepções analisadas, observamos também que tais concepções ainda não foram suficientemente compreendidas e efetivadas em suas práxis, apesar de que eles demonstraram uma intencionalidade em aceitar e adotar essas concepções em seu fazer pedagógico diário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/ l9394.htm>. Acesso em: 5 out. 2014.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

IMBERNÓN, Francisco. A necessária redefinição da docência como profissão. In:______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 11 – 19.

______. O debate sobre a profissionalização docente In:______. ______.9 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 25 a 29.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: Editora do IFRN, 2012.

MACHADO, Lucilia Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a ept e proeja. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011. Disponível em:< http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 mar. 2015.

______. Formação de professores para a educação profissional tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013, p.347-361.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

DE SOUZA, Marcela Rafaela; DA SILVA, Maria de Lourdes Teixeira; SILVA, Maria do Socorro. FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UMA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 51–69, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5718. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5718. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.