FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UMA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN

Marcela Rafaela de Souza, Maria de Lourdes Teixeira da Silva, Maria do Socorro Silva

Resumo


Esse estudo faz parte de uma pesquisa realizada com docentes do curso de informática de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O universo pesquisado compreendeu vinte e sete docentes, pertencentes aos núcleos estruturante, articulador e tecnológico, sendo nove professores por cada núcleo. Tem como objetivo identificar quais as percepções que esses docentes têm a respeito da formação integral e da formação integrada no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partimos inicialmente para os estudos bibliográfico e documental que consubstanciaram o aporte teórico, à luz de autores do campo da formação de professores, formação integral e formação integrada, bem como do currículo integrado, a exemplo de Machado (2010, 2011), Ciavatta (2005), Moura (2013), Ramos (2005, 2010), Imbernón (2011). Posteriormente nos reportamos para o campo empírico tendo como ponto norteador a análise da categoria ´percepção sobre EPT, a qual nos deu uma visão ampla da percepção dos professores sobre a formação integral e integrada e a concepção de currículo no âmbito do IFRN. Como parte conclusiva, o estudo apontou, a partir das vozes dos sujeitos entrevistados, que a grande maioria desses professores ainda não se apropriaram epistemologicamente das concepções analisadas, observamos também que tais concepções ainda não foram suficientemente compreendidas e efetivadas em suas práxis, apesar de que eles demonstraram uma intencionalidade em aceitar e adotar essas concepções em seu fazer pedagógico diário. 


Palavras-chave


Formação docente, Formação integral e integrada, Educação profissional e Tecnológica, Currículo integrado.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5718

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