Utilização de tecnologias VR e AR para divulgação da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16923

Palavras-chave:

cultura maker, divulgação científica, realidade virtual, realidade aumentada, educação profissional e tecnológica

Resumo

Este artigo aborda a temática das tecnologias VR e AR para divulgação científica da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica. Nosso objetivo é apresentar e descrever três atividades envolvendo essas tecnologias, que ocorreram em uma instituição pública da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica que contém um Laboratório Maker, visando ampliar as discussões sobre esse campo na Educação. A metodologia adotada envolveu utilizar os mais variados softwares em uma perspectiva mais simples e econômica, permitindo uma apresentação e análise das três atividades, bem como alguns feedbacks de seus usuários. Os resultados obtidos revelam que há grandes possiblidades quanto ao uso dessas tecnologias, que se tornam cada vez mais intuitivas e acessíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronison Cunha de Almeida, CEFET-RJ

Bolsista de Extensão do CEFET-RJ, na área de RA e RV. Graduando em Engenharia Mecânica no CEFET-RJ. Técnico em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ (2021).

Dr. Felipe do Carmo Amorim, CEFET-RJ

Possui Graduação (2013), Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Especialista em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas (2018) pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), atuando no Departamento de Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Integridade Estrutural, Comportamento Mecânico dos Materiais, Mecânica de Materiais Compósitos e Polímeros.

Dr. Julien Mauprivez, CEFET-RJ

Bachelor's in Vibration and Acoustics from Ecole Nationale Supérieure d'Ingénieurs du Mans (2006), master's of Acoustics from Université du Maine - Laboratoire d'Acoustique de l'Université du Maine (2007) and Doctor in Mechanical Engineering from PUC-Rio (2011).
Is currently professor at the mechanical engineering department of CEFET-RJ, Itaguaí.
Has experience and interest in research in the following topics: Voice production; Computacional modelling; Parameters identification; Uncertainties; Stochastic modelling.

Mr Raphel José Elino da Silveira, CEFET-RJ

Possui Graduação (2013) e Mestrado (2017) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursando doutorado em engenharia mecânica na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ, Campus Itaguaí), atuando no Departamento de Engenharia Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Tensões Residuais, Integridade Estrutural, Comportamento Mecânico dos Materiais e Processos de Fabricação. Possui interesse nas áreas de Fabricação voltadas a aplicações na Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva e Manufatura Subtrativa.

Referências

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 28 de setembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008.

FURNESS, T. A. Virtual Naval Air Station: A virtual reality training environment for naval aviation. In: Proceedings of the IEEE Virtual Reality Conference, 1992, p. 16-20.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social (7a ed.). São Paulo: Atlas, 2019.

JOHNSON, D. W.; SHAW, E. Virtual tour of the human body. In: Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 1994, p. 407-414.

PINHEIRO, L. V.; PRÍNCIPE, E. Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012.

SILVA, J. C.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, M. R. O uso da realidade virtual para a divulgação científica: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2022.

SILVA, J. C.; RIBEIRO, M. A.; SILVA, M. R. O potencial da realidade aumentada para a aprendizagem e a divulgação científica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2022.

THOMAS, P. C.; CAUDELL, D. W. M. Augmented reality: An application of heads-up display technology to manual manufacturing processes. In: Hawaii international conference on system sciences. ACM SIGCHI Bulletin, 1992.

TORI, R.; HOUNSELL, M. S. Introdução à realidade virtual e aumentada. Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

Downloads

Publicado

04.04.2025

Como Citar

ANDRADE, Fabiana Chagas de; ALMEIDA, Ronison Cunha de; AMORIM, Felipe do Carmo; MAUPRIVEZ, Julien; SILVEIRA, Raphel José Elino da. Utilização de tecnologias VR e AR para divulgação da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16923, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16923. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16923. Acesso em: 9 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.