Utilização de tecnologias VR e AR para divulgação da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16923Palavras-chave:
cultura maker, divulgação científica, realidade virtual, realidade aumentada, educação profissional e tecnológicaResumo
Este artigo aborda a temática das tecnologias VR e AR para divulgação científica da Cultura Maker na Educação Profissional e Tecnológica. Nosso objetivo é apresentar e descrever três atividades envolvendo essas tecnologias, que ocorreram em uma instituição pública da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica que contém um Laboratório Maker, visando ampliar as discussões sobre esse campo na Educação. A metodologia adotada envolveu utilizar os mais variados softwares em uma perspectiva mais simples e econômica, permitindo uma apresentação e análise das três atividades, bem como alguns feedbacks de seus usuários. Os resultados obtidos revelam que há grandes possiblidades quanto ao uso dessas tecnologias, que se tornam cada vez mais intuitivas e acessíveis.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 28 de setembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008.
FURNESS, T. A. Virtual Naval Air Station: A virtual reality training environment for naval aviation. In: Proceedings of the IEEE Virtual Reality Conference, 1992, p. 16-20.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social (7a ed.). São Paulo: Atlas, 2019.
JOHNSON, D. W.; SHAW, E. Virtual tour of the human body. In: Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 1994, p. 407-414.
PINHEIRO, L. V.; PRÍNCIPE, E. Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012.
SILVA, J. C.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, M. R. O uso da realidade virtual para a divulgação científica: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2022.
SILVA, J. C.; RIBEIRO, M. A.; SILVA, M. R. O potencial da realidade aumentada para a aprendizagem e a divulgação científica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2022.
THOMAS, P. C.; CAUDELL, D. W. M. Augmented reality: An application of heads-up display technology to manual manufacturing processes. In: Hawaii international conference on system sciences. ACM SIGCHI Bulletin, 1992.
TORI, R.; HOUNSELL, M. S. Introdução à realidade virtual e aumentada. Sociedade Brasileira de Computação, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.