Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15803

Palavras-chave:

Produto Educacional, Interdisciplinar, Realidade Aumentada, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A plataforma Itreal (Immersive Technologies for Augmented and Virtual Reality) foi projetada, programada e disponibilizada como uma ferramenta didática livre de introdução à realidade aumentada para funcionar em navegadores Web. Com essa tecnologia é possível desenvolver laboratórios, livros e e-books interativos com QR codes de acesso agregados a animações 3D. Dessa forma, esse artigo objetiva apresentar a plataforma como uma ferramenta didática para ser utilizada em disciplinas da educação profissional e tecnológica. Em um questionário de satisfação, com usuários inicialmente leigos em relação ao uso da ferramenta, 78,9% declararam estar totalmente satisfeitos com o uso e 89,5% declararam considerar a realidade aumentada uma tecnologia útil para a educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Priscila Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2014) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou de 2010 a 2012 e em 2020 como tutora da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) no curso de Licenciatura em Matemática. De 2017 a 2019, em sua atual instituição de ensino, trabalhou com o Programa OBMEP na Escola onde ministrou aulas para alunos convidados. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual de Educação Básica do estado do Ceará na EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Maracanaú

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998) e Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (2002). É Especialista em Automação Industrial (2003) e Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha e Bolsa do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Realizou também estágio de pesquisa pós-doutoral (2019) com Bolsa da Fundación Carolina na Universidad de Cádiz - Espanha, onde é consultor da comissão de garantia de qualidade do Programa de Doutorado em Engenharia Energética e Sustentável. É membro fundador da Academia Cearense de Matemática (ACM), também do ambiente de produtos educacionais SanUSB.org, do blog sanusb.blogspot.com e Editor-Chefe da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia. Atualmente é professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE. É moderador do grupo de pesquisa GREPET - IFCE. Pesquisa nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Educação Profissional, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, Robótica e EaD.

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Canindé

Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realizou pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora de Didática - Cursos Referencial e Athenas. Coordenadora Escolar na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Trabalhou como Pedagoga da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará atuando no Projeto Social Espaço Viva Gente como coordenadora dos cursos do eixo da capacitação. Docência nas áreas de Educação e Recursos Humanos, com ênfase em Educação na área de Avaliação Educacional e Administração na área de Recursos Humanos. Experiência em docência à distância em site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB/UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

ALMEIDA, Vasni de. História da Educação e métodos de aprendizagem em ensino de História. 1. ed. Palmas: EDUFT, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p.

KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 11-30, jun. 2005.

MAMORE, Thayana Correa. AR.js Studio – versão beta. Comunidade DEV. 2020. Disponível em: https://dev.to/thayanacmamore/ar-js-studio-versao-beta-2fi8. Acesso em: 21 mar. 2023.

NOVAL, Marta D.; BRITO, Catarina B.; MAGALHÃES, Luís; PERES, Emanuel; SOUSA, Joaquim João; e BARREIRA, João. (2013). GARBook: Visualização de sólidos e de secções no Cubo com recurso a Realidade Aumentada. Interação, 7. Disponível em: https://diglib.eg.org/bitstream/handle/10.2312/pt20131342/106-112.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.

OGUSKO, Thiago Toshio. Precisamos falar sobre Tecnologias Imersivas: VR, AR, MR e XR. Medium. Disponível em: https://medium.com/hist%C3%B3rias-weme/precisamos-falar-sobre-tecnologias-imersivas-vr-ar-mr-e-xr-6c7e8077267b. Acesso em: 21 jun. 2023.

PINTO, Mírian de Magdala. Tecnologia e Inovação. 1. ed. Brasília: Capes: UAB, 2012. v. 1. 152p. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/122016/dfacdcd2bb529584978b65928055a2b4.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ, Ana Carolina; TORI, Ricardo; NASCIMENTO, Alexandre. Realidade Virtual na Educação: Panorama das Pesquisas no Brasil. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE), [S.l.], p. 203, out. 2017. ISSN 2316-6533. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/7549. Acesso em: 30 abr. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203.

SEVERO, Carlos Emilio Padilla. Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Experiência Educativa na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e6717, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6717. Acesso em: 10 jul. 2023.

SILVA, Francisco Aurisandro Rebouças da; SILVA, Ítalo Mateus da; NOGUEIRA, Tiago Melo Caldas. (2023). Potencialidades da tecnologia de realidade aumentada aplicada à educação no Brasil: uma revisão da literatura. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36498. Acesso em: 14 nov. 2023.

SILVA, Marlus Dias. Realidade aumentada distribuída na Web com independência de servidor para manipulação de objetos virtuais na camada cliente. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

Downloads

Publicado

08.02.2025

Como Citar

SOUZA, Lana Priscila; JUCÁ, Sandro César Silveira; NETA, Maria de Lourdes da Silva. Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15803, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15803. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15803. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.