Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15803Palavras-chave:
Produto Educacional, Interdisciplinar, Realidade Aumentada, Educação Profissional e TecnológicaResumo
A plataforma Itreal (Immersive Technologies for Augmented and Virtual Reality) foi projetada, programada e disponibilizada como uma ferramenta didática livre de introdução à realidade aumentada para funcionar em navegadores Web. Com essa tecnologia é possível desenvolver laboratórios, livros e e-books interativos com QR codes de acesso agregados a animações 3D. Dessa forma, esse artigo objetiva apresentar a plataforma como uma ferramenta didática para ser utilizada em disciplinas da educação profissional e tecnológica. Em um questionário de satisfação, com usuários inicialmente leigos em relação ao uso da ferramenta, 78,9% declararam estar totalmente satisfeitos com o uso e 89,5% declararam considerar a realidade aumentada uma tecnologia útil para a educação profissional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vasni de. História da Educação e métodos de aprendizagem em ensino de História. 1. ed. Palmas: EDUFT, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p.
KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 11-30, jun. 2005.
MAMORE, Thayana Correa. AR.js Studio – versão beta. Comunidade DEV. 2020. Disponível em: https://dev.to/thayanacmamore/ar-js-studio-versao-beta-2fi8. Acesso em: 21 mar. 2023.
NOVAL, Marta D.; BRITO, Catarina B.; MAGALHÃES, Luís; PERES, Emanuel; SOUSA, Joaquim João; e BARREIRA, João. (2013). GARBook: Visualização de sólidos e de secções no Cubo com recurso a Realidade Aumentada. Interação, 7. Disponível em: https://diglib.eg.org/bitstream/handle/10.2312/pt20131342/106-112.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.
OGUSKO, Thiago Toshio. Precisamos falar sobre Tecnologias Imersivas: VR, AR, MR e XR. Medium. Disponível em: https://medium.com/hist%C3%B3rias-weme/precisamos-falar-sobre-tecnologias-imersivas-vr-ar-mr-e-xr-6c7e8077267b. Acesso em: 21 jun. 2023.
PINTO, Mírian de Magdala. Tecnologia e Inovação. 1. ed. Brasília: Capes: UAB, 2012. v. 1. 152p. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/122016/dfacdcd2bb529584978b65928055a2b4.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUEIROZ, Ana Carolina; TORI, Ricardo; NASCIMENTO, Alexandre. Realidade Virtual na Educação: Panorama das Pesquisas no Brasil. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE), [S.l.], p. 203, out. 2017. ISSN 2316-6533. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/7549. Acesso em: 30 abr. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.203.
SEVERO, Carlos Emilio Padilla. Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Experiência Educativa na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e6717, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6717. Acesso em: 10 jul. 2023.
SILVA, Francisco Aurisandro Rebouças da; SILVA, Ítalo Mateus da; NOGUEIRA, Tiago Melo Caldas. (2023). Potencialidades da tecnologia de realidade aumentada aplicada à educação no Brasil: uma revisão da literatura. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36498. Acesso em: 14 nov. 2023.
SILVA, Marlus Dias. Realidade aumentada distribuída na Web com independência de servidor para manipulação de objetos virtuais na camada cliente. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.