Projetos Integradores: metodologias previstas nos PPCs dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17024

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Projetos Integradores, Projetos Pedagógicos de Curso

Resumo

A proposta do Ensino Médio Integrado tem sido um desafio aos envolvidos, as ações afirmativas integradoras devem compor  o conteúdo político pedagógico, visando promover  a autonomia e a ampliação dos horizontes dos sujeitos, para que estes sejam capazes de compreender a sua realidade e a totalidade social, neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo identificar junto aos  PPCs dos cursos técnicos em agropecuária integrados, de que forma os IFs estão utilizando os projetos integradores como prática pedagógica.  Trata-se de uma pesquisa com abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como fonte de dados a Plataforma Nilo Peçanha e os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado. Ao finalizarmos o presente estudo, concluímos que tem havido um esforço em buscar atender a uma formação humana integral, utilizando-se de projetos em torno dos  eixos do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, buscando ainda a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

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Biografia do Autor

Migacir, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui Curso de Formação de Professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1998), graduação em  Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria  (2003), especialização em processamento e qualidade em carne, leite, ovos e pescados pela Universidade Federal de Lavras (2004),  mestrado em Ciências  pela Universidade de São Paulo - ESALQ (2009) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá.

Michelle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

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Publicado

08.02.2025

Como Citar

FLÔRES, Migacir Trindade Duarte; PIZZATO, Michelle Camara. Projetos Integradores: metodologias previstas nos PPCs dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 17024, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17024. Acesso em: 9 mar. 2025.

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