A CULTURA ORGANIZACIONAL E OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15913

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Cultura Organizacional, ProfEPT, Círculos Dialógicos Investigativo Formativos.

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte da dissertação elaborada no Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, inserido na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. A referida pesquisa buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. O caminho metodológico foi com questionário semiestruturado, e os círculos dialógicos investigativo-formativos, com encontros virtuais. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à EPT ainda estão sendo construídas e sedimentadas nestas instituições

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Biografia do Autor

Alex Rodrigo Brondani, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui graduação em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada - AIEC (2007), e pós graduação Lato Sensu com especialização em Gestão Pública pela Unopar - Universidade Norte do Paraná. Possui graduação incompleta no curso de Agronomia da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é administrador do Instituto Federal Farroupilha, atuando no segmento de Licitações e Contratos e aluno do Programa de Mestrado Profissional Profept - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Catiane Mazocco Paniz, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Atualmente é coordenadora Institucional do PIBID/IFFar e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT).Tem experiência na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estágios curriculares, formação de professores, PIBID, Organização e Memória na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

11.03.2025

Como Citar

BRONDANI, Alex Rodrigo; RAMOS, Maria Rosangela Silveira; PANIZ, Catiane Mazocco. A CULTURA ORGANIZACIONAL E OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15913. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15913. Acesso em: 13 mar. 2025.

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ARTIGOS

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