Educação em saúde no ensino médio integrado: percepção dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16391

Palavras-chave:

Educação em saúde. Ensino médio integrado. Formação integral. Docência.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim em relação à educação em saúde no ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica. O questionário on-line foi o principal instrumento de coleta de dados e a análise foi ancorada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) e Franco (2018). Por meio da análise e discussão dos resultados foi possível compreender as percepções dos professores quanto ao conceito de saúde e quanto à relevância do desenvolvimento de ações de educação em saúde, além de estabelecer conexão dessas atividades com os princípios que envolvem a formação humana integral e o currículo integrado.

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Biografia do Autor

TASSIA LAINE FERREIRA MOURA, IFBAIANO

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Micropolítica da gestão e trabalho em saúde. Atualmente é enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Enfermeira (TAE) no Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim. Sua pesquisa está relacionada a abordagem do tema educação em saúde pelos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado.    

GILVAN MARTINS DURÃES, IFBAIANO

Gilvan Martins Durães
Doutor em Ciência da Computação pela UFBA em 2014. Desde 2011, é professor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), atuando principalmente no Mestrado
Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em rede, no
curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos
cursos técnicos integrados ao ensino médio. É líder do Grupo de Pesquisa em
Sistemas e Computação (GPESC/IF Baiano/CNPq). Atua nas Grandes Áreas
Capes Multidisciplinar e Ciências Exatas e da Terra, com interesse principalmente nos seguintes temas: educação 4.0, pensamento computacional e práticas
educativas em educação profissional e tecnológica; redes ópticas, avaliação de
desempenho de sistemas, ferramenta de simulação e otimização computacional.

CRISTIANE BRITO MACHADO, IFBAIANO

Doutora em Educação, Mestre em Educação e graduada em Pedagogia,
docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
do Instituto Federal Baiano e Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas
em Educação Profissional e Tecnológica /CNPQ.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

08.02.2025

Como Citar

MOURA, TASSIA LAINE FERREIRA; DURÃES, GILVAN MARTINS; MACHADO, CRISTIANE BRITO. Educação em saúde no ensino médio integrado: percepção dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 16391, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16391. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16391. Acesso em: 9 mar. 2025.

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ARTIGOS

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