A Prática Docente relacionada ao uso Ético da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17791

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de analisar a prática docente relacionada ao uso ético da Inteligência Artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A análise revela lacunas significativas na integração ética da IA nas práticas pedagógicas da EPT, enfatizando a necessidade de formação docente e desenvolvimento de políticas públicas para garantir o uso responsável da IA no contexto educacional. Além disso, a revisão destaca a importância da mediação dos professores no processo de incorporação dessas tecnologias, visando o desenvolvimento de habilidades críticas nos alunos. O estudo apresenta, ainda, uma visão geral dos principais aspectos éticos e das práticas pedagógicas relacionadas ao uso ético da IA na educação.

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Biografia do Autor

Girlane Nunes de Queiroz, Instituto Federal Baiano - Campus Catu

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Baiano - Campus Catu (Previsão de conclusão: 2025). Atualmente é docente do Ensino Médio Regular no Colégio Estadual de Barrocas- BA - Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia. Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2009). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental II por um período de 12 anos (2003 a 2015). Possui experiência como monitora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) atuando na área por 1 ano (2001 a 2002).

Luan Philipe Herculano Braz, Instituto Federal Baiano - Campus Catu

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Baiano - IF Baiano, Especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB e Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco - UPE. No âmbito acadêmico, atuou como cofundador, gerente de projetos e desenvolvedor na Empresa Junior Tec Jr (UPE), primeira EJ do Brasil do curso de Licenciatura em Computação. Foi ainda monitor voluntário e bolsista em disciplinas de programação através do Programa de Fortalecimento Acadêmico - UPE, além de estagiário bolsista no Telecentro Digital da Prefeitura de Garanhuns. No âmbito profissional, atuou como Coordenador de Tecnologia da Informação no IFBA de 2015 até o ano de 2022, quando passou a exercer a função de Chefe de Gabinete, ocupada até o presente momento. Desenvolveu soluções que ficaram entre as melhores no concurso "Uma idéia na cabeça, uma inovação da Mão" do IFBA. Também foi professor bolsista do PRONATEC dos cursos de Programador WEB e Manutenção de Computadores. Tem experiência nas áreas de gerência de recursos de TI, linux, desenvolvimento de sistemas e redes. Portador da certificação Microsoft Technology Associate - MTA (Software Development Fundamentals. Exame 98-361). 

Gilvan Martins Durães, Instituto Federal Baiano - Campus Catu

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador - Unifacs (2007), pela qual foi estudante laureado, mestrado em Sistemas e Computação pela Unifacs (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia - Ufba (2014). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, atuando principalmente nos cursos do Ensino Médio Integrado, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), na Especializaçáo em Educação Científica e Popularização das Ciência e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Foi Bolsista de Produtividade do IF Baiano (2016-2017), Bolsista de Patrocínio Institucional CPO-DTI-B pela Setec/Facto (2021-2022) e atualmente é Bolsista Pesquisador Especialista da Rede "BAH.IA" pela Secti/BA (2024). Atua na Grande Área Capes de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, com interesse principalmente nos seguintes temas: redes ópticas, avaliação de desempenho de sistemas, ferramenta de simulação, otimização computacional; direito e informática; educação 4.0, pensamento computacional, inteligência artificial e práticas educativas em educação profissional e tecnológica.

Camila Lima Santana e Santana, Instituto Federal Baiano - Campus Catu

Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IF Baiano. Coordenadora de Ensino do IF Baiano/Campus Serrinha.Membro dos grupos de pesquisa Comunidades Virtuais (IF Baiano); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA); e Educação Profissional (IF Baiano). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em educação e tecnologias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: redes sociais digitais, práticas pedagógicas, culturas digitais e educação on-line.

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Publicado

07.08.2025

Como Citar

QUEIROZ, Girlane Nunes de; BRAZ, Luan Philipe Herculano; DURÃES, Gilvan Martins; SANTANA, Camila Lima Santana e. A Prática Docente relacionada ao uso Ético da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e 17791, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17791. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17791. Acesso em: 19 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025