A Prática Docente relacionada ao uso Ético da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17791Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de analisar a prática docente relacionada ao uso ético da Inteligência Artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A análise revela lacunas significativas na integração ética da IA nas práticas pedagógicas da EPT, enfatizando a necessidade de formação docente e desenvolvimento de políticas públicas para garantir o uso responsável da IA no contexto educacional. Além disso, a revisão destaca a importância da mediação dos professores no processo de incorporação dessas tecnologias, visando o desenvolvimento de habilidades críticas nos alunos. O estudo apresenta, ainda, uma visão geral dos principais aspectos éticos e das práticas pedagógicas relacionadas ao uso ético da IA na educação.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Notas Iniciais sobre Inteligência Artificial e Educação In: ALVES, Lynn (org). Inteligência artificial e educação : refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador : EDUFBA ; Feira de Santana :UEFS Editora, 2023. p.33-50.
AZAMBUJA, Celso Candido de; SILVA, Gabriel Ferreira da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, p. e 25107, 2024.
BARBOSA, Débora Nice Ferrari.; BASSANI, Patrícia Scherer.; MIORELLI, Sandra Teresinha. Literacia digital para uma interação tecno-humana: experiências com o ChatGPT no ensino superior. In: ALVES, Lynn (Org.). Inteligência artificial e educação. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana : UEFS Editora, 2023, p. 207-219.
CAMADA, Marcos Yuzuru; DURÃES, Gilvan Martins. Ensino da Inteligência Artificial na Educação Básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 01 a 10 PDF). DOI:https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1553.
CORREIA, Ana Paula.; HICKEY, Sean; XU, Fan. Explorando a integração da IA generativa na educação. In: SANTOS, Edméa; CHAGAS, Alexandre; JUNIOR, João Batista Bottentuit (Org.) ChatGPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial. São Luís: EDUFMA, 2024, p. 18-48.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora Pa. São Paulo. 25ª ed., 1996
GOUGH, David; OLIVER, Sandy, e THOMAS, James. An introduction to systematic reviews, 2ª ed., Los Angeles: SAGE, 2017.
GONSALES , Priscila; KAUFMAN, Dora. IA na educação: da programação à alfabetização em dados. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023032 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666522. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666522. Acesso em: 29 set. 2024.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
JOVANOVIĆ, Mladan; CAMPBELL, Mark. Generative Artificial Intelligence: Trends and Prospects. Computer, [s. l.], v. 55, n. 10, p. 107-112, 2022. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9903869. Acesso em: 24 set. 2024
LEMOS, André. Dataficação da vida. Civitas: revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 193–202, 2021. DOI: 10.15448/1984-7289.2021.2.39638. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/civitas/article/view/39638. Acesso em: 29 set. 2024.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; ChatGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, 8 maio 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/>. Acesso em: 24 set. 2024.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Diferentes concepções de uso do ChatGPT na educação. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa; JUNIOR, João Batista Bottentuit (Org.) Chat GPT e outras inteligências artificiais: práticas educativas na cibercultura. São Luís: EDUFMA, 2024, p. 37-49.
RODOTÀ, Stefano. A vida na sociedade de vigilância: a privacidade hoje. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do Chat GPT. Texto Livre, v. 16, p. e45997, 2023.
SANTAELLA, Lucia. Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2023. Disponível em:https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/pensar-a-inteligencia-artificial-cultura-de-plataforma-e-desafios-a-criatividade/. Acesso em: 24 set. 2024.
SANTO, Eniel do Espirito et al. Um mosaico de ideias sobre a Inteligência Artificial Generativa no contexto da educação. In: ALVES, Lynn (Org.). Inteligência artificial e educação. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2023, p. 53-71.
SILVA, Tarcízio da. Visão computacional e racismo algorítmico: branquitude e opacidade no aprendizado de máquina. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 12, n. 31, 2020. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/744. Acesso em: 24 set. 2024.
SILVA, Claudio Nei Nascimento da. A professional and technological education and artificial intelligence: a call for comprehensive training in front of chatgpt’s anthropophagy. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7708
SILVEIRA, Carlos Roberto; ALMEIDA, Alexandre Marchioni Leite de. Integridade ética na pesquisa: plágio acadêmico e aspectos jurídicos. Horizontes, [S. l.], v. 41, n. 1, 2023. DOI: 10.24933/horizontes.v41i1.1619. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1619. Acesso em: 24 set. 2024.
OLIVEIRA, João Victor Nunes de; LOPES, Thiago Beirigo; VIEIRA, Suellen Aparecida Greatti; BEITES, Patrícia Damas. Elaboração de projetos de pesquisa com auxílio do ChatGPT: um estudo com licenciandos de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23064, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15966. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15966. Acesso em: 24 set. 2024.
ULISSES, Arthur Saldanha Félix; SANTOS, Jeanderson Oliveira; DURÃES, Gilvan Martins. Os desafios éticos da inteligência artificial no ensino médio: uma experiência prática. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2024. DOI: 10.29327/1411924.3-3
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.