Desafios dos docentes não licenciados da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15516

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação Pedagógica, Docência

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes não licenciados que atuam nos cursos de ensino médio integrado da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá. Participaram da pesquisa docentes com formação acadêmica no curso de agronomia e engenharia florestal. Constatou-se que as maiores dificuldades dos professores estavam ligadas a metodologias de ensino e didática. Não basta ter apenas domínio sobre o conteúdo, mas também conhecer metodologias favoráveis a aprendizagem. A formação continuada dá suporte aos docentes, possibilitando estes desenvolver o saber pedagógico e ampliar as capacidades de ensino aprendizagem para a docência.

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Biografia do Autor

Suellem Saldanha Brito Colares, Instituto Federal do Amapá

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH), em 2020. Psicopedagoga, institucional e clínica, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Humanas (FATECH), em 2018. Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Tecnologia do Amapá - META, em 2018. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Atual, em 2015. Atua na área da educação, especificamente na educação especial e inclusiva, com a discussão sobre inclusão de pessoas com autismo na educação básica e educação superior.

Fiama Jéssica Monteiro da Conceição, Universidade Federal do Amapá

Graduação em andamento em Fisioterapia pela Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil. Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.

Referências

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Publicado

08.02.2025

Como Citar

NICACIO, Marcos Alves; COLARES, Suellem Saldanha Brito; CONCEIÇÃO, Fiama Jéssica Monteiro da. Desafios dos docentes não licenciados da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15516, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15516. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15516. Acesso em: 9 mar. 2025.

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