Um olhar à história do ensino de Arte e da Educação profissional no Brasil como base para a integração no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16436

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Trabalho como Princípio Educativo

Resumo

Com o fim de compreender as dificuldades de integração do componente curricular Arte no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, este artigo apresenta um panorama que entrelaça a história do ensino de Arte e da Educação Profissional no Brasil. Esta abordagem diacrônica enfatiza quais eram as finalidades e os problemas que o ensino de Arte e a Educação profissional enfrentaram ao longo do tempo, analisando ainda o que os caracteriza na contemporaneidade. Conclui-se que o elo para a sua integração passa pelos conceito de omnilateralidade, politécnica e trabalho como princípio educativo, eixo norteador do Ensino Médio Integrado e da Educação Profissional e Tecnológica da rede federal de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argemiro Midonês Bastos , Instituto Federal do Amapá

Grupo de Pesquisa em Modelagem Aplicada para Ensino de Ciências (GMAEC) Áreas: Biodiversidade; Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Formação de Professores e Tecnologias Educacionais; Modelagem Ambiental; Ensino de Física; Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Vozes: Petrópolis, 2013.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 6 set. 2023.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Estudos, 248)

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. (debates, 139)

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. (Estudos, 126.)

BARBOSA, A. M. Síntese da Arte-Educação no Brasil: duzentos anos em seis mil palavras. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 19–39, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44693. Acesso em: 7 jul. 2023.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. Notas sobre as histórias da democratização do ensino da Arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 1422, jan./abr. 2020. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 08 mai. 2023.

BRASIL. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/cadernos/web_caderno_4.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. D.O.U. Seção 1, de 30 de dezembro de 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. 3. ed. Atualizada até janeiro de 2019. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações Coordenações de Edições Técnicas, 2019. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/559748. Acesso em 03 set. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 5, de 4 de maio de 2011. Brasília: 2012. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN52011.pdf?query=M%C3%89DIO. Acesso em: 28 ago. 2023.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em: https://urx1.com/NNqbh. Acesso em: 25 mar. 2023.

CHISTÉ, Priscila de Souza. Formação humana em diálogo: educação profissional, estética e arte. Vitória: Edifes, 2017.

DO NASCIMENTO CARVALHO, Edvaldo; MIDONÊS BASTOS, Argemiro. O Componente curricular arte no ensino médio integrado dos Institutos federais: Uma possibilidade de integração com a educação profissional e tecnológica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0057, 2024. DOI: 10.5965/198431781820231e0057. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23783. Acesso em: 15 set. 2024.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação Omnilateral e a dimensão estética em Marx. Curitiba: Appris, 2020.

FARIAS, Carla Galvão; OLIVEIRA, Milene Kinlliane Silva de; DIAS, Polyana Nogueira. Arte-educação e libertação humana. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e46391110127, 2020. Diaponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10127. Acesso em: 4 ago. 2024.

FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. A escola do trabalho e o trabalho da escola. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. (Polêmicas do nosso tempo, 22.)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário, ensino médio integrado e educação profissional: o paradoxo da falta e da sobra de jovens qualificados. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. p. 41-62.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2018.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2: os intelectuais. o princípio educativo. Jornalismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O Breve Século XX (1914-1991). São. Paulo: Companhia das Letras, 1995.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

KUENZER, Acácia Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas conseqüências. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 06, n. 20, p. 365-383, jul. 1998. Disponível em: https://ury1.com/MZbca. Acesso em: 07 set. 2023.

MACHADO, Lucília R. de Souza. Politecnia, Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. E-book.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, livro segundo: O processo de circulação do capital. Tradução de Reginaldo Sant’anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. E-book.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://urx1.com/Hb8KS. Acesso em: 25 mar. 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://ury1.com/T56sb. Acesso em: 27 mar. 2023.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. in: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 107-128.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. Campinas, Autores Associados, 2021.

SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educação: há um lugar para a Arte no Ensino Médio? Curitiba: Aymará, 2009. (Mundos das ideias)

SELBACH, Simone; CAREGNATO, Lucas; PERUZZO, Maicon Douglas; TURELLA, Cátia Elisa; PANIZ, Diana; MENEGHEL, Renata. Arte como didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

SILVA, Monica Ribeiro da (org.). Ensino médio integrado: travessias. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. (Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador)

ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2008.

ZANELLA, Katerine; ZANELLA, José Luiz. A defesa do ensino e aprendizagem de Arte para a formação Omnilateral: crítica a BNCC e aos objetivos de aprendizagem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8664639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664639. Acesso em: 4 ago. 2024.

Downloads

Publicado

21.05.2025

Como Citar

CARVALHO, Edvaldo do Nascimento; BASTOS , Argemiro Midonês. Um olhar à história do ensino de Arte e da Educação profissional no Brasil como base para a integração no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16436, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16436. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16436. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.