A charge como recurso pedagógico para o fomento da formação do senso crítico:
um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17003Palavras-chave:
Oficina pedagógica, Charges, Senso crítico, Cidadania ativaResumo
O presente estudo descreve uma oficina pedagógica cujo objetivo foi o de capacitar discentes na compreensão, interpretação e criação de charges, visando fomentar a formação do senso crítico e estimular uma cidadania ativa. O método adotado caracterizou-se por sua natureza interativa e reflexiva, enfatizando a participação ativa dos estudantes. A análise dos resultados evidenciou o engajamento dos alunos e a qualidade das charges produzidas, sublinhando a relevância de abordagens pedagógicas que privilegiem a expressão individual e coletiva e o debate crítico. Conclui-se que a oficina constitui um exemplo significativo da aplicação bem-sucedida de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e conscientes na sociedade.
Downloads
Referências
D'ALMAS, Juliane. Leitura crítica: um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês. 2011. 153 p. Mestrado – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/etica/pages/arquivos/Bibliografia/DALMAS_2011.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.
HELBEL, Dioneia Foschiani et al. Práticas de leitura e de produção de textos na educação profissional agrícola por meio da interdisciplinaridade. 2014. 104 p. Mestrado – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, Rio de Janeiro. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/handle/jspui/2853. Acesso em: 22 mar. 2023.
REIS, Ingrid Weingärtner; PEREIRA, Ricardo; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Design Thinking e Educação pertinente para o desenvolvimento do pensamento crítico: Revisão sistemática. In: FIALHO, Francisco Antonio Pereira; PEREIRA, Ricardo; MENEGALI, Camila (org.). (Re)Pensando o Design Thinking. Florianópolis: Editora Arquétipos, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/368928823_Design_Thinking_e_Educacao_pertinente_para_o_desenvolvimento_do_pensamento_critico_revisao_sistematica.Acesso em: 8 set. 2024.
MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393. Acesso em: 8 set. 2024.
SILVA, Josimar Soares da. Práticas de compreensão leitora no Ensino Médio: leitor, sentido, texto e módulo didático na sala de aula. 2019. 319 p. Mestrado – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3594. Acesso em: 22 mar. 2023.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino: o quê? Por quê? Como? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.