A charge como recurso pedagógico para o fomento da formação do senso crítico:

um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17003

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Charges, Senso crítico, Cidadania ativa

Resumo

O presente estudo descreve uma oficina pedagógica cujo objetivo foi o de capacitar discentes na compreensão, interpretação e criação de charges, visando fomentar a formação do senso crítico e estimular uma cidadania ativa. O método adotado caracterizou-se por sua natureza interativa e reflexiva, enfatizando a participação ativa dos estudantes. A análise dos resultados evidenciou o engajamento dos alunos e a qualidade das charges produzidas, sublinhando a relevância de abordagens pedagógicas que privilegiem a expressão individual e coletiva e o debate crítico. Conclui-se que a oficina constitui um exemplo significativo da aplicação bem-sucedida de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e conscientes na sociedade.

 

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Biografia do Autor

Professor Doutor, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possuo graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Computação pela Universidade de Coimbra. Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos programas de pós-graduação stricto sensu: Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tenho interesse nas áreas: tecnologias educacionais, educação a distância.

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Publicado

11.03.2025

Como Citar

COSTA, André Luís Rodrigues; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira. A charge como recurso pedagógico para o fomento da formação do senso crítico:: um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17003. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17003. Acesso em: 15 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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