Prática pedagógica interdisciplinar: contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental de alunos da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10686

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Prática pedagógica. Educação ambiental. Educação profissional.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a organização e implementação de uma ação pedagógica interdisciplinar de acordo com as cinco etapas do método proposto por Japiassu (1976). O trabalho foi realizado em uma escola pública que oferta o ensino médio integrado e envolveu a participação de professores de três disciplinas. Para o desenvolvimento do processo foi definido um tema, a partir do qual foram construídas atividades que envolvessem a problematização e a comunicação, associadas com os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas. Foi possível verificar que a intervenção pedagógica interdisciplinar contribuiu para ampliar a percepção de todos os participantes sobre as questões socioambientais e a compreensão da inter-relação destas com a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Maira Paupitz Vasselai, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Nascida em Caçador, SC. Residente em Curitiba, PR. Graduada em Biologia. Especialista em Biologia e Biotecnologia. Atuou 9 anos na coordenação de curso técnico em Meio ambiente, no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.  Atualmente professora de disciplinas técnicas da Educação Profissional, nos cursos de Edificações e Biotecnologia. Mestranda do PPGFCET da UTFPR, câmpus Curitiba.

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Publicado

10/08/2021

Como Citar

VASSELAI, Maira Paupitz; NASCIMENTO, Talita; BUSATO, Ivone do Rocio Hubie; MORAIS, Josmaria Lopes de. Prática pedagógica interdisciplinar: contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental de alunos da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10686, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10686. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10686. Acesso em: 23 abr. 2024.

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