Prática pedagógica interdisciplinar: contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental de alunos da Educação Profissional

Maira Paupitz Vasselai, Talita Nascimento, Ivone do Rocio Hubie Busato, Josmaria Lopes de Morais

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a organização e implementação de uma ação pedagógica interdisciplinar de acordo com as cinco etapas do método proposto por Japiassu (1976). O trabalho foi realizado em uma escola pública que oferta o ensino médio integrado e envolveu a participação de professores de três disciplinas. Para o desenvolvimento do processo foi definido um tema, a partir do qual foram construídas atividades que envolvessem a problematização e a comunicação, associadas com os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas. Foi possível verificar que a intervenção pedagógica interdisciplinar contribuiu para ampliar a percepção de todos os participantes sobre as questões socioambientais e a compreensão da inter-relação destas com a sustentabilidade.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Prática pedagógica. Educação ambiental. Educação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10686

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