DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E(M) EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - O CASO DO PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7085

Palavras-chave:

Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE), Ensino Médio Integrado, Projetos, Comunidades, Educação para a Cidadania.

Resumo

No Brasil, a Lei 11.892/2008 incorporou a extensão à educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais, com contornos idênticos à das universidades. No entanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Nesse sentido, partilhamos, nesse texto, os resultados parciais de um estudo, o Caso do Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIE) do IFRN (Campus Mossoró), realizado no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal). Assim, os objetivos desse artigo consistem em discutir e refletir sobre como e quais são os ganhos relacionados à educação para a cidadania que se desenvolvem durante a participação de alunos extensionistas do Ensino Médio Integrado em projetos de extensão fomentados pelo PAIE. Para tanto, consideramos a realização de observações e apontamentos em notas de campo feitas entre maio a dezembro de 2017 e embasamos a nossa partilha, fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Cortina (2005), Nussbaum (2015), Afonso (2014) e Simons (2014).  Os vídeos gravados e as notas nos permitiram perceber como se processa o desenvolvimento das relações entre alunos extensionistas/alunos externos durante a execução de projetos de extensão do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN (Campus Mossoró). Essa relação se desenvolve em função da inserção dos alunos extensionistas em contextos ainda não vivenciados pelos alunos do Ensino Médio Integrado, possibilitando assim o seu desenvolvimento com base em atitudes e experiências que podemos relacionar com uma educação para a cidadania.  Portanto, podemos considerar que o PAIE é uma política de fomento à extensão no IFRN que contribui para a construção da extensão como uma prática educativa por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação. 

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Biografia do Autor

João Paulo de Oliveira, IFRN - Campus Mossoró

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Évora

Conceição Leal Costa, Universidade de Évora

Professora Dra. Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação

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Publicado

20/06/2018

Como Citar

OLIVEIRA, João Paulo de; COSTA, Conceição Leal. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E(M) EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - O CASO DO PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO DO IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e7085, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7085. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7085. Acesso em: 9 out. 2024.

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