Resistências à formação pedagógica nos discursos de docentes da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no IFES
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16214Palavras-chave:
Educação profissional, Formação pedagógica, Resistência à formaçãoResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada à formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no âmbito da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Trata-se de um estudo de caso que investiga o nível de interesse ou resistência à formação pedagógica por parte de docentes da área técnica do campus – Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A contextualização se dá através da seleção de seis trabalhos divulgados a partir do ano de 2009: Costa (2009); Carvalho e Souza (2014); Dantas (2014); Rodrigues e Freitas (2016); Guedes e Sanchez (2017) e Souza e Souza (2018). Entrevistamos 9 (nove) docentes do referido campus, onde buscamos investigar no campo de formação docente, qual a importância da formação pedagógica para o exercício da docência; analisamos os motivos que levaram os docentes da área técnica a se submeterem à formação pedagógica e elencamos algumas das possíveis razões da resistência à formação pedagógica entre os docentes da área técnica, sujeitos dessa pesquisa. Utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa como base teórico-metodológica, conforme Fernandes (2008), Guerra (2009), Orlandi (2009) e Marques (2011). As entrevistas apontaram que o saber pedagógico não é algo desejado por esses docentes e que a legislação se tornou o fator determinante para a formação pedagógica da maioria dos sujeitos, ou seja, ela é realizada somente se for uma obrigatoriedade legal.
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